UOL


São Paulo, sábado, 03 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES

Especialistas temem que, por causa de mudança, o motorista opte por vias paralelas e prejudique o trânsito

Pontos de ônibus em canteiro são criticados

DA REPORTAGEM LOCAL

A proposta da Prefeitura de São Paulo de implementar pontos de ônibus em canteiros centrais das principais avenidas da cidade, como Paulista, Brasil, Sumaré e Rebouças, além de outras 16 -em um total de 193,3 quilômetros de vias com faixa exclusiva à esquerda-, enfrentará resistência de entidades e associações de bairro.
A presidente do Movimento Defenda São Paulo, Regina Monteiro, afirmou que o projeto, que vai ser encaminhado ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), não foi discutido com a sociedade civil e que a questão não foi colocada nos planos diretores regionais -que deveriam ter sido encaminhados à Câmara dos Vereadores no mês passado.
"Fomos pegos de surpresa. A prefeitura não conversou com ninguém a respeito. Não somos contra a idéia e acreditamos que o transporte coletivo é uma questão fundamental. Mas queremos saber se, efetivamente, essas mudanças são mesmo necessárias. Acredito que não", afirmou.
O temor de especialistas é que, com faixas exclusivas para ônibus em grandes avenidas, o motorista opte por outro caminho -o que poderá prejudicar o trânsito nas ruas paralelas a essas vias.
Já a SPTrans (órgão que gerencia o transporte público) disse que esperava esse tipo de resistência, mas que pretende, com a medida, melhorar a qualidade do transporte em São Paulo.
"Estamos priorizando o transporte coletivo, colocando os ônibus na faixa da esquerda, o que vai garantir uma maior velocidade aos veículos e uma melhoria no trânsito", disse o diretor de gestão da SPTrans, José Evaldo Gonçalo.
A velocidade média desenvolvida hoje é de 12 km/h. Com os corredores, pode chegar a 18 km/h, segundo estudos da prefeitura.
Os critérios de seleção das avenidas respeitaram a existência e predominância de linhas estruturais em ruas e avenidas com pelo menos 20 metros de largura.
Serão gastos R$ 108 milhões no projeto -60% desse total financiado pelo BNDES. A prefeitura afirma que todos os corredores serão instalados na cidade até 2005, mas o paulistano poderá perceber a mudança já a partir de julho, nas avenidas Francisco Morato e Rebouças.
A avenida Rebouças, que já está sendo recapeada, passará por uma reforma maior. A idéia é colocar lírios e ipês-rosas nos canteiros centrais, além de trocar as lâmpadas de vapor de mercúrio por outras de sódio, que deixam a iluminação amarelada.


Texto Anterior: Polícia: Desempregado tenta ser preso em Jundiaí
Próximo Texto: Panorâmica - Acidente: Perseguição policial pode ter causado engavetamento e explosão em Belo Horizonte
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.