São Paulo, terça-feira, 03 de maio de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Motorista muda rotina para fugir da Indy

Trânsito na cidade se intensificou de manhã cedo, mas congestionamento ficou abaixo da média a partir das 8h

O prefeito Gilberto Kassab afirmou ontem que não pretende tirar a corrida da região do Anhembi, na zona norte


Danilo Verpa/Folhapress
Trecho da marginal interditado em plena manhã de segunda-feira para realização de prova da Fórmula Indy

DE SÃO PAULO

Os motoristas se anteciparam ao caos anunciado, mudaram de trajeto e, ao contrário das expectativas, a manhã de ontem, com garoa e prova da Indy, não registrou o pior trânsito do ano na cidade de São Paulo.
O tráfego se intensificou na marginal Tietê no início da manhã, chegando a 8,4 km de filas às 6h40, mas ficou abaixo da média a partir das 8h -uma hora antes do reinício da prova, interrompida domingo pela chuva.
Às 9h, havia 115 km de trânsito lento. Uma hora depois, a taxa de congestionamento caíra para 68 km.
Enquete da Folha.com, com 718 votos até as 19h30, mostrou que 69% dos paulistanos que responderam buscaram rotas alternativas para fugir da marginal Tietê no período da manhã, seguindo a recomendação da CET.
A prova da Indy ocorreu no Anhembi (zona norte), pegando uma pista local da marginal, no sentido da Castello Branco.
Quem não mudou de rota acabou prejudicado. Foi o caso do teleoperador David Oliveira, 20, que cruzou a marginal desde São Mateus (zona leste), de onde saiu às 5h30. Ele só conseguiu chegar ao trabalho, próximo à ponte das Bandeiras, às 7h15. Ele diz gastar normalmente meia hora para fazer o trajeto.
"Tem que fazer o evento, mas pensar no povo que tem que trabalhar e não ganha a vida correndo", reclamou.
As vias só foram totalmente liberadas por volta das 15h, mais de quatro horas após o fim da corrida.
Para Caio Carvalho, presidente da SPTuris (São Paulo Turismo), a expectativa era que o congestionamento fosse pior. "Não vou falar que o impacto foi zero, mas não aconteceu nada que já não ocorra no dia a dia."
Carvalho admitiu que o trabalho feito pela imprensa pode ter sido responsável por evitar um cenário mais preocupante para o cidadão.

PARQUE DO CARMO
No início do ano, a Prefeitura de São Paulo chegou a cogitar realizar a prova de corrida nas imediações do parque do Carmo, que fica na zona leste da cidade.
Ontem, no entanto, após sobrevoar a região do Anhembi de helicóptero para monitorar a sua situação, o prefeito Gilberto Kassab afirmou que não pretende mudar a Indy de local.
Com isso, a previsão é que o Anhembi receba a corrida até o ano de 2019.


Texto Anterior: Flávio Sadurny de Aloe (1959-2011): Especialista em distúrbios do sono
Próximo Texto: Frase
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.