São Paulo, terça-feira, 03 de julho de 2007

Texto Anterior | Índice

Prefeitura veta ar-refrigerado nos novos ônibus em SP

DA REPORTAGEM LOCAL

A Prefeitura de São Paulo decidiu proibir o uso de ar-condicionado nos novos ônibus que forem incorporados à frota do transporte coletivo municipal.
A decisão da gestão Gilberto Kassab (DEM) foi anunciada ontem, durante a apresentação da minuta do Manual de Padrões Técnicos da SPTrans. O manual estabelece as normas para a renovação da frota de ônibus da capital.
De acordo com o secretário dos Transportes, Frederico Bussinger, vários fatores foram levados em consideração para proibir o uso de ar-condicionado, como o alto número de reclamações dos usuários que não gostam do aparelho e a possibilidade de propagação de doenças.
Em compensação, os ônibus poderão ter janelas móveis. Hoje, por questões de segurança, a parte inferior das janelas precisa obrigatoriamente ser fixa. Para permitir a mobilidade, a SPTrans incluiu nas normas a largura máxima de abertura das janelas, de forma a impedir que pessoas coloquem parte do corpo para fora.
Bussinger não soube dizer o número de ônibus com ar-condicionado em São Paulo. Afirmou apenas que são poucos. Parte dos veículos que circulam na avenida 23 de Maio, por exemplo, têm o equipamento.
As normas da SPTrans entram hoje em consulta pública e serão publicadas até o fim do mês. O prazo para o envio de sugestões ao manual vence no dia 17. As medidas só valerão para os ônibus comprados a partir da publicação do manual.
Entre as inovações está a obrigatoriedade da instalação de um equipamento que limita a velocidade e impede que o ônibus circule com as portas abertas.
Também passa a ser obrigatória em todos os veículos a reserva de espaço para deficientes físicos, cadeiras de rodas e cão-guia de deficientes visuais.
São Paulo tem cerca de 15 mil ônibus e microônibus em sua frota do transporte coletivo. Até o ano que vem, a previsão é que 3.100 sejam renovados.
(EVANDRO SPINELLI)


Texto Anterior: Relatório prevê "apagão" do ensino médio no país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.