São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

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Com veto a caminhão, CET reduz fiscalização de obras e zona azul

Para priorizar restrição às cargas, companhia esvazia setor de concessionárias e retira fiscais experientes de estacionamento

Marronzinhos têm agora de informar seus chefes sobre multas a cada instante; empresa diz que remanejou somente 50 agentes

ALENCAR IZIDORO
RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao definir a restrição aos caminhões como prioridade número um contra a piora dos congestionamentos em São Paulo às vésperas das eleições, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) esvaziou nos últimos dias algumas de suas atividades no trânsito.
Entre elas, a avaliação e a fiscalização de obras de concessionárias de serviço público ou privado (como Eletropaulo e Telefônica), que provocam interferência nas vias sem autorização, e de estacionamento irregular -incluindo a zona azul.
Oficialmente, a companhia nega. Só admite ter remanejado 50 agentes de suas "atividades rotineiras desnecessárias" nesta semana. Funcionários da CET dizem que foram mais.
O foco na restrição ao transporte de cargas, bandeira do prefeito Gilberto Kassab (DEM), afetou diretamente a rotina dos marronzinhos.
Eles são cobrados constantemente pelos chefes para informar a quantidade de multas que aplicaram a cada momento -e só contra os caminhões.
Na Vila Prudente (zona leste), um fiscal disse que, praticamente a cada 15 ou 20 minutos, tem de informar ao superior os resultados de sua fiscalização na zona de restrição.
Em Moema (região sul), um marronzinho afirmou que passou a receber pelo menos duas ligações por dia da chefia só para explicar quantas multas aplicou contra os caminhões.
Durante a conversa com a reportagem, seu celular tocou. "Até agora só peguei quatro", respondeu ele ao superior.
Na Vila Olímpia (zona sul), outro agente telefonava para a central a cada veículo de carga autuado por desrespeito à norma. "Peguei mais um", dizia.
O contingente de 500 empregados destacado pela CET para vigiar os caminhões equivale, aproximadamente, à metade dos marronzinhos da cidade.
A reportagem conversou com funcionários de alto e baixo escalões da CET -incluindo cargos de confiança do presidente. Os relatos foram quase unânimes: para dar prioridade à nova fiscalização, a CET diminuiu a disponibilidade de agentes para as outras tarefas.
Eles se dividem, porém, sobre a medida: uns avaliam que a prioridade está correta; outros consideram que ela deixa de lado outras ações importantes.
Um dos alvos de mudança foi um departamento criado pela CET após a constatação de que diversos concessionários de serviços públicos ou privados faziam obras nas vias sem autorização nem planejamento, agravando os engarrafamentos.
Em dezembro de 2007, de 274 obras vistoriadas na região central, 223 não tinham nenhum tipo de documentação.
Quatro empregados da CET relataram que mais de cem pessoas ligadas direta ou indiretamente ao setor foram deslocadas para fiscalizar os caminhões. O sindicato dos marronzinhos confirma. A CET, não.
Agentes da zona azul também passaram a acumular suas atividades normais com a nova fiscalização. Os mais experientes foram, inclusive, deslocados para priorizar a restrição aos caminhões. A CET afirma que eles são 21, mas que foram substituídos por outros que têm menos experiência.
Ontem, a Folha percorreu, das 11h30 às 13h30, ruas da Vila Olímpia com zona azul, como Joaquim Floriano, Olimpíadas e João Cachoeira. Só havia marronzinhos em pontos fixos. Carros sem nenhum cartão de zona azul passavam impunes.
"É uma atribuição a mais para todo mundo. Não há capacidade para fazer toda a fiscalização", diz Luiz Antônio Queiroz, presidente do Sindiviários.


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