São Paulo, quinta-feira, 03 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faltam ônibus em áreas com mais bares

Nenhuma das 30 linhas que circulam de madrugada, e que poderiam oferecer transporte a clientes, passa por essas regiões

Alexandre de Moraes, secretário de Transportes, diz que vai multar bar que oferecer transporte para clientes que beberem

CINTHIA RODRIGUES
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

RICARDO SANGIOVANNI
DA REPORTAGEM LOCAL

Áreas com grande concentração de bares em São Paulo, como Vila Madalena e Vila Olímpia, não são atendidas por nenhuma das 30 linhas que circulam entre a meia-noite e as 4h40 na cidade, quando as 970 linhas diurnas estão paradas.
As linhas, apontadas como alternativa de transporte aos clientes, são solicitadas por donos de bares e motoristas após a nova lei que pune com mais rigor quem dirige após beber.
"Se tivesse transporte público e segurança, qualquer um iria preferir pegar um ônibus ou metrô e ficar à vontade para beber em vez de pagar estacionamento e ter que se privar", diz o dono do Bar Municipal e diretor da Ageac (associação cultural da Vila Madalena), Thomas Migliano, que é favorável ao rigor na fiscalização.
"Como uma pessoa que vive na noite, como empresário e como pai, sei que é necessário, mas tínhamos que dar condições da pessoa ter seu entretenimento sem o carro", disse.
O secretário municipal de Transportes, Alexandre de Moraes, diz que estudará a possibilidade de implantar itinerários de ônibus noturnos que atendam áreas de grande concentração de bares. De acordo com o secretário, ele solicitou estudo para atender locais onde a Polícia Militar tem flagrado mais motoristas alcoolizados e também pediu parceria com o Metrô. "Se houver essa possibilidade e se houver demanda, a idéia é uma linha circular que passe por estações do metrô, aproximando a pessoa da sua casa", afirmou Moraes.
"Está em estudos, até meado do ano que vem a gente já deve ter uma solução para isso", disse. O Metrô informou que é "impossível" diminuir o tempo de paralisação do sistema por causa do serviço de manutenção. De domingo a sexta, as estações fecham entre as 0h06 e as 0h35.

Punição a carona
Moraes afirmou ainda que bares que oferecerem transporte aos clientes alcoolizados até suas casas estão sujeitos a multa. "Um restaurante ou bar não pode exercer a função de transporte. Isso tem que ser regulamentado. Se houver irregularidade, ela será coibida."
"Você não pode se transformar, de repente, em empresa de transporte. O que é possível é realizar convênios com os taxistas, para que eles realizem esse transporte", disse.


Texto Anterior: Administração: Em ano eleitoral, Kassab deixa de processar pequenos devedores
Próximo Texto: Bahia: Após se envolver em acidente, juiz é pego no teste do bafômetro
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.