São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Detran muda horário de aula noturna

Órgão de trânsito de SP cita "garantia de segurança" e antecipa em uma hora e meia treinamento para CNH

Aulas no Estado de SP acontecerão entre 18h30 e 22h, em vez do período de 20h a 23h30; 20% do curso é à noite

ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

O Detran de São Paulo atendeu ao apelo das autoescolas e permitiu a antecipação do horário das aulas práticas noturnas, que se tornaram obrigatórias em maio para quem vai tirar a CNH.
Essas aulas poderão ser realizadas das 18h30 às 22h, uma hora e meia mais cedo do que a regra fixada pelo órgão de trânsito até então -entre as 20h e as 23h30.
Os alunos têm hoje que fazer 20% das aulas práticas de direção à noite, conforme a regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito.
O detalhamento desse horário foi delegado a cada Estado, com a exigência apenas de que as aulas fossem do pôr do sol ao nascer do sol.
O Detran, ligado à Polícia Civil, citou "a imprescindível garantia da segurança dos alunos a condutores, instrutores" e das autoescolas como uma das justificativas consideradas para a decisão.
Essa expressão foi usada em portaria no "Diário Oficial", lembrando que os estabelecimentos ficam abertos até terminar as aulas devido à obrigatoriedade de identificação digital dos alunos.
O Detran, questionado anteontem pela Folha, disse que "confia na segurança paulista" e que há reforço no policiamento ostensivo em escolas de ensino noturno.
"Lógico que fica mais vulnerável à noite", disse José Guedes Pereira, presidente do sindicato das autoescolas de São Paulo, para quem "era fora de propósito" haver aulas entre 20h e 23h30.
Segundo ele, mesmo com a antecipação do horário, os instrutores devem dar preferência às aulas de percurso, e não de manobra, durante a noite, devido aos riscos de ficar muito tempo parado no mesmo lugar nesse período.
Pela portaria do Detran, no "horário de verão" haverá nova mudança nas aulas noturnas (das 19h30 às 22h30).
O sindicato estima aumento de custos desde que houve a nova exigência porque as autoescolas precisam ter funcionários à disposição até mais tarde. Mas Guedes diz que ainda não houve reflexo significativo aos alunos.
A lei exige no mínimo 20 horas de aula prática para quem tira a CNH (das quais quatro passaram a ser à noite, para treinar os candidatos em condições adversas).
O Detran paulista também determinou que as aulas noturnas sejam feitas pelo aluno só depois de ele realizar todas as aulas diurnas. Afirma que a medida foi tomada por "questões de segurança" dele e "da comunidade".
O departamento diz que a antecipação das aulas noturnas foi decidida após consulta a membro do Departamento de Astronomia da USP.


Texto Anterior: Saúde da Família reduz morte de bebês
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.