São Paulo, sábado, 03 de julho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Maestro busca novos talentos nos CEUs

João Carlos Martins fará seleção em 15 shows

RICARDO GALLO
DE SÃO PAULO

Diante de 400 crianças no CEU Paz, na Vila Brasilândia (zona norte de São Paulo), o maestro João Carlos Martins, 70, desafia o público: quem ali já havia ouvido "tan, tan, tan, taaaan"? As mãos levantam; a maioria sabia.
Pois aquela era a 5ª Sinfonia de Beethoven, composta há mais de 200 anos, explica. Isso a plateia não sabia.
Foi o início da apresentação do maestro, que falou e tocou música clássica para os alunos de CEUs. O Paz e o Barro Branco (zona sul) foram os primeiros a receber o projeto, terça e quarta passada, respectivamente.
Virão mais 13 CEUs, entre 22 de julho e 3 de agosto.
Pianista e maestro de reconhecimento internacional, Martins regeu a Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP, que comanda. Aproveitou para ensinar os alunos a diferenciar os sons e mostrar como uma orquestra funciona.
O maestro estava ali também para encontrar "diamantes", como ele chama os cerca de 20 garotos que pretende recrutar nas apresentações. A ideia é selecionar gente com talento musical e dar bolsa para que estudem com profissionais da Fundação Bachiana, que ele mantém há quatro anos. A fundação atua principalmente em comunidades carentes.

DIAMANTES
Um "diamante" estava diante do maestro. Aluno da 5ª série de uma escola municipal da Brasilândia, Lucas Lima, 11, impressionou pelo talento com o trompete.
Resultado: Lucas é candidatíssimo a ganhar uma das bolsas da fundação. Passará, então, a ser acompanhado por Adenilson Telles, "um dos melhores trompetistas do Brasil", segundo Martins.
"Ele [Martins] falou que eu seria um grande trompetista", diz o menino, que tem aulas gratuitas de trompete na escola onde estuda e integra a fanfarra do colégio.
A bolsa é um alívio para a mãe, que se preparava para investir em um trompete para o filho. "O mais barato custa R$ 400." A família tem renda mensal de R$ 1.200. O maestro a orientou a não comprar o instrumento agora. Se ganhar a bolsa de estudos, Lucas terá um trompete à disposição.
A orquestra agora se prepara para uma apresentação no Lincoln Center, em Nova York, em 19 de setembro.


Texto Anterior: Congonhas descumpre exigências ambientais
Próximo Texto: Interditado: Salão das famosas é reaberto depois de conseguir liminar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.