São Paulo, Sábado, 03 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEFONIA
Congestionamento de ligações erradas é um risco para o novo sistema de interurbanos
Chamadas podem demorar e não ser completadas no primeiro dia

da Sucursal do Rio

A mudança no sistema de interurbanos traz um sério risco de que haja um congestionamento nas ligações. Como muita gente ainda não sabe como usar o sistema, pode haver lentidão e algumas chamadas podem não ser completadas.
O problema é que quando uma pessoa tentar fazer uma ligação, usar um código errado e tentar novamente, cada nova tentativa será computada como uma nova ligação, o que pode acarretar o congestionamento.
As operadoras de todo o país montaram esquemas para tentar evitar o caos. Todas vão tentar interceptar ligações feitas com os códigos errados, dar explicações ao usuário e, em alguns casos, reorientar a chamada sem necessidade de rediscagem.
Segundo a Embratel, o sistema tem capacidade de interceptar até 50% das chamadas interurbanas, nacionais e internacionais, que tenham tido erro de discagem.
Num sábado, passam pela Embratel 3,3 milhões de chamadas interestaduais, sendo 1,4 milhão no horário de pico do dia, entre as 11h e as 12h.
A empresa prevê que hoje e amanhã 20% das chamadas tenham algum erro. A média diária de erros de discagem é de 6%.
Quando uma pessoa discar o código da operadora errado, uma gravação da Embratel ou um funcionário irá informar o código certo, fazendo com que a chamada chegue a seu destino.
Em alguns casos, a chamada será desconectada, e o usuário terá de discar novamente.
A Telefônica preparou suas atendentes do serviço 102 para responderem as perguntas mais simples sobre como fazer um interurbano pelo novo sistema.
Além disso, todos os assinantes da empresa devem receber até amanhã uma cartilha chamada "ABC do DDD", com as orientações sobre os procedimentos a serem adotados para fazer interurbanos a partir de agora.
As outras companhias montaram sistemas parecidos.
Os conselheiros da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) estarão de plantão em cada uma das operadoras para tentar resolver problemas.


Colaborou a Reportagem Local

Texto Anterior: Não disque 15 para outro Estado
Próximo Texto: Celular fica igual; fax e PABX mudam
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.