UOL


São Paulo, sexta-feira, 03 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRANSPORTES

Segundo a SPTrans, ocorreram imprevistos

Prefeitura admite novo adiamento da entrega de corredores de ônibus

DO "AGORA"

O prazo para entrega do corredor de ônibus São João-Lapa e Lapa-Pirituba foi alterado pela segunda vez. A obra, que deveria ser entregue entre junho e julho, só deve ficar pronta entre o fim de outubro e o início de novembro.
No mês passado, a SPTrans (empresa que administra o transporte na capital) informava que a previsão era que a obra seria finalizada no fim de setembro.
A empresa afirma que o corredor está em fase de finalização. O passa-rápido -nome que a prefeitura usa para os corredores- terá 15 km de extensão e vai ligar a praça da República ao terminal Pirituba (zona norte). A construção começou em junho de 2002.
Além da demarcação da faixa para os ônibus, estão prontos os 50 pontos. Cada um deles já tem bancos, cobertura e mapa dos arredores. Falta ainda a instalação de telefones públicos e de terminais inteligentes -que vão informar o horário em que o veículo passará no local.
Para o novo corredor entrar em operação, também será necessária a renovação ou a adaptação da frota. Isso porque o São João terá pontos dos lados esquerdo e direito das vias. Assim, os ônibus deverão ter portas dos dois lados.
O passa-rápido São João faz parte de um novo sistema de transporte planejado pela atual administração. São dez corredores de ônibus, que deverão ser entregues até junho de 2005.
No lugar de muros e cercas para separar as faixas, serão aplicadas apenas demarcações no asfalto. Sensores serão instalados para monitorar a ocupação por carros das faixas exclusivas reservadas para os ônibus.
A previsão de entrega das obras no corredor de ônibus São João-Lapa e Lapa-Pirituba foi revista devido a "imprevistos", segundo a arquiteta Andrea Vieira, diretora de projetos da SPTrans.
Andrea explica que, após o início da construção, foi descoberto que seria necessário realizar obras de contenção das margens do rio Verde -que passa perto da rua Edgar Facó, na zona norte. Além disso, Eletropaulo e Comgás tiveram de fazer adaptações de suas instalações nesses trechos.


Texto Anterior: Viagem adiada: Empresa culpa PF pelo atraso com passaportes
Próximo Texto: Panorâmica - Rio: Menino invade e assalta apartamento
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.