São Paulo, domingo, 03 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PLANTÃO MÉDICO

Cai importância do PSA para próstata

JULIO ABRAMCZYK

O desconfortável toque retal, para a prevenção do câncer da próstata, volta a ser muito necessário. Até há pouco, para os recalcitrantes, ele era substituído parcialmente pelo PSA e pelo ultra-som de abdome, que avalia o aumento da glândula.
Thomas A. Stamey, há quase 20 anos, destacava, no "The New England Journal of Medicine" (317:909-916,1987), que o teste com o PSA era importante para a detecção do câncer da próstata.
Os níveis de PSA (antígeno prostático específico) bem aumentados sugeriam câncer da próstata; discretamente elevados, hipertrofia benigna.
Stamey lembrava, em 1987, da possibilidade de a elevação do PSA na circulação sangüínea estar relacionada também com um aumento benigno da próstata. Agora ele tem certeza da relação.
No "The Journal of Urology" deste mês (172:1297-1301,2004), órgão da Associação Americana de Urologia, o mesmo Stamey e colaboradores relatam que nos últimos cinco anos o PSA estava relacionado apenas ao aumento benigno da próstata, e não a câncer. O trabalho avaliou 1.317 exames realizados nos últimos 20 anos na Universidade Stanford.
A possível explicação: os portadores de outros tipos de câncer (as células neoplásicas também produzem PSA) são identificados precocemente e operados. Permanece, então, apenas o aumento nos níveis de PSA quando a próstata sofre um aumento benigno.

JORNADA Reunião debate princípios da bioética
A freira Lia Gregorini, diretora do Hospital Santa Catarina, coordena no dia 15, às 20h30, a mesa-redonda Princípios da bioética na conjuntura atual, com os professores Volnei Garrafa, de Brasília, Marco Segre, da USP, e Gabriel Oselka, do Cremesp, e do padre Márcio Fabri dos Anjos, da Unifai. A reunião faz parte da 1ª Jornada de Bioética do HSC (tel. 0/xx/11/3016-4269).

SIMPÓSIO Evento aborda atualização em eletrocardiologia
O 1º Simpósio de Eletrocardiologia do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, nos dias 8 e 9, aborda a atualização em eletrocardiografia básica e avançada, em arritmias e em ergometria, com o apoio da Sociedade Brasileira de Cardiologia (0/xx/11/3549-1434).

CIÊNCIA Curso ensina a escrever textos de divulgação
Prossegue amanhã, na Escola de Comunicações e Artes da USP, das 14h30 às 18h, o Curso de redação em ciência & tecnologia. Organizadas pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica (0/ xx/11/3091-4021), as aulas serão ministradas por Mauro Celso Destácio e Renato Pignatari às segundas-feiras, até dezembro.

E-mail - julio@uol.com.br

Texto Anterior: Brasileiros já seguem nova meta americana
Próximo Texto: Panorâmica - Diversão de massa: Votação vai suspender lazer na rua
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.