São Paulo, sábado, 03 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Documentários fazem "mosaico" de SP a partir de histórias de seus bairros

MARCO RODRIGO ALMEIDA
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O pedreiro Isaias Ferreira de Lima, morador do bairro Aclimação, somente agora, assistindo ao curta-metragem "São Paulo Além das Horas", descobriu que há um relógio na torre da estação da Luz. "A gente anda sempre com pressa, não presta atenção na cidade", justificou.
Como ele, outras 57 pessoas tiveram chance e tempo de vivenciar imagens da capital paulista na abertura da segunda edição do projeto História dos Bairros de São Paulo, no Centro Cultural São Paulo, nesta semana.
O projeto, financiado pela Secretaria Municipal de Cultura, exibe, até amanhã, 20 documentários sobre bairros, além de dez curtas-metragens abordando aspectos curiosos de ruas e pessoas da cidade. A entrada é gratuita.
Arnaldo Fernandes Júnior, curador de audiovisual do Centro Cultural, disse que os filmes registram um mosaico da sociedade paulista, mostrando como cada parte contribui para a identidade de São Paulo. As produções, selecionadas por edital, custaram aproximadamente R$ 2,4 milhões.
Segundo a Secretaria de Cultura, os filmes, após o festival, estarão disponíveis ao público na própria secretaria e em instituições culturais.
A primeira edição do projeto, em 2007, exibiu 26 filmes. Desta vez, novos bairros foram abordados por cineastas iniciantes ou já reconhecidos, como Eliane Caffé ("Narradores de Javé") e Ugo Giorgetti ("Boleiros").
Giorgetti rodou o filme "Santana em Santana", bairro onde cresceu, nas décadas de 40 e 50. "Tentei procurar meu antigo bairro. Claro que mudou bastante, mas foi possível reconhecer a velha Santana na Santana de hoje", explicou. "Não tive a intenção de definir São Paulo, mas, de certa forma, este conjunto de filmes forma um painel da cidade e da população."
A programação está disponível no site www.centrocultural.sp.gov.br/
programacao-cinema.asp#historiadosbairros
.


Texto Anterior: Outro lado: Cooperativa nega que exija exclusividade
Próximo Texto: MEC ainda não sabe o que fazer com Enem
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.