UOL


São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Entre os que avaliam a gestão do presidente como ótima ou boa, 52% têm essa mesma percepção do governo Marta

Ligação com Lula influencia na avaliação

Marlene Bergamo - 5.jun.03/Folha Imagem
A prefeita Marta Suplicy (PT) durante visita a obras do Centro Educacional Integrado de Pirituba


DA REPORTAGEM LOCAL

A ligação política com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) influencia para o bem e para o mal a avaliação da prefeita de São Paulo, Marta Suplicy (PT).
Entre os entrevistados que avaliam o governo de Lula como ótimo ou bom, 52% têm essa mesma percepção da administração de Marta e somente 17% vêem como ruim ou péssima a gestão da petista na capital paulista. Dos que consideram Lula um presidente ruim ou péssimo, 56% fazem avaliação idêntica da atuação da prefeita e apenas 19% acham que ela é boa ou ótima administradora.
A pesquisa Datafolha realizada no final do mês passado demonstra que os eleitores do PSDB são os mais críticos ao governo de Marta. Entre os entrevistados que disseram ter preferência pelos tucanos, 35% avaliam como ruim ou péssima a gestão da petista e 26% afirmam que seu governo é ótimo ou bom. Já entre os eleitores do PT, Marta é considerada ótima ou boa para 48%; 20% a vêem como ruim ou péssima.
Os aposentados têm mais restrições à atuação da prefeita -45% a consideram ruim ou péssima e somente 22% aprovam sua administração. Os funcionários públicos e os assalariados sem registro em carteira têm igual aprovação sobre o governo de Marta: 42% acham que ele é ótimo ou bom. O nível de rejeição, porém, é diferente entre os dois segmentos: 37% dos assalariados sem registro em carteira o consideram ruim ou péssimo, contra 30% dos funcionários públicos.
Entre os autônomos que regularmente pagam ISS (Imposto sobre Serviços) o descontentamento é grande, uma vez que 40% acham que ela faz uma gestão ruim ou péssima -entre os diferentes tipos de ocupação, esse índice é inferior apenas em relação ao dos aposentados.
Nesse caso, a desaprovação ocorre principalmente por causa de mudanças que acarretaram aumento no tributo. A Prefeitura de São Paulo, porém, aprovou um novo projeto no qual reduz a cobrança em alguns casos.

Pessoal
A imagem pessoal da prefeita é melhor do que a de seu governo. Dos aposentados, por exemplo, 34% não gostam dela -contra 45% que acham seu governo ruim ou péssimo. Os maiores admiradores da prefeita são os estudantes, uma vez que 46% acham que ela é boa ou ótima, embora, quando avaliam seu governo, apenas 26% o aprovam.
Ainda sobre o desempenho pessoal da prefeita, as donas-de-casa aparecem em segundo lugar, com 43% de aprovação.
Dos entrevistados que possuem renda familiar superior a dez salários mínimos (R$ 2.400), 43% consideram a imagem pessoal de Marta Suplicy ruim ou péssima. Entre os que têm renda de até cinco salários mínimos (R$ 1.200), a situação é diferente: esse índice é de apenas 23%; e 37% desse segmento avaliam a prefeita como boa ou ótima.
O desempenho pessoal de Marta também tem melhor avaliação entre as mulheres do que entre os homens- 38% dos entrevistados do sexo feminino o consideram bom ou ótimo, opinião manifestada por 31% dos entrevistados do sexo masculino.



Texto Anterior: Pesquisa: Marta se recupera e taxa de aprovação sobe
Próximo Texto: Moacyr Scliar: Rastreando a traição
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.