São Paulo, segunda-feira, 03 de novembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Local foi fazenda da marquesa de Santos até 1867

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

O terreno que passará a abrigar 14 prédios residenciais e um shopping center, em Pirituba, é parte de uma fazenda que pertenceu ao brigadeiro Rafael Tobias de Aguiar, casado com a marquesa de Santos, presidente da Província de São Paulo por duas vezes e líder da Revolução Liberal de 1842.
"A área era o local de parada das tropas que seguiam em missão para Sorocaba e Campinas", explica Edson Domingues, autor do pedido de processo de tombamento do imóvel no Conpresp.
O local também era utilizado pela marquesa de Santos aos finais de semana.
Antes de pertencer ao brigadeiro e à marquesa, no entanto, o terreno teve como dono o coronel Anastácio de Freitas Troncozo, político paulista do início do século 19. Por causa dele, o imóvel construído na área tem o nome, até os dias de hoje, de "Casarão do Anastácio".
Contudo, a antiga casa da fazenda, feita em taipa de pilão, foi demolida.
No local, foi construída, em 1920, uma nova edificação -um casarão seguindo influências do estilo hispânico-, que abrigou o Club House, do frigorífico Armour do Brasil, de acordo com a Subprefeitura de Pirituba/ Jaraguá. O espaço também era usado para a criação e o treinamento de cavalos para saltos e corridas.
Em 1960, o terreno foi vendido para a empresa Flora S.A Administração e Comércio, que pertence à incorporadora Tishman Speyer, autora do projeto de construção dos 14 prédios e do shopping center.
Sem uso desde então, o casarão está em estado de deterioração. As paredes estão cobertas por pichações e a maioria das janelas foi retirada. O terreno também está todo tomado pelo mato.
"Minha maior preocupação é quanto tempo o imóvel agüenta em pé", diz Domingues, que também é morador da área. "O importante é preservar a identidade de quem mora ali." (TB)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Foco
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.