UOL


São Paulo, quarta-feira, 03 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ENSINO SUPERIOR

Para ministro, medida leva a engajamento

Envolvimento social servirá como desempate na avaliação de cursos

FREE-LANCE PARA A FOLHA

O ministro da Educação, Cristovam Buarque, sinalizou ontem, ao falar sobre sua proposta de mudança na avaliação do ensino superior, que o item que medirá o envolvimento da instituição com a sociedade terá um peso menor no cálculo do conceito final do curso, servindo como critério de desempate para faculdades com a mesma nota nos outros critérios.
Pelo novo projeto -que substitui o provão e os outros mecanismos atuais de avaliação da qualidade-, os cursos ganharão um conceito (bem avaliado, intermediário ou não satisfatório) calculado a partir da média de quatro itens: processo de aprendizagem (provão); estrutura física e produção científica; corpo docente e envolvimento com a sociedade.
"A gente vai dar um pontinho se um curso de engenharia, por exemplo, se preocupar em resolver os problemas brasileiros. Não vamos tutelar a universidade, mas dizer o que precisamos dela. É um pontinho de nada para desempatar aquelas [instituições] que forem igualmente boas em outros pontos", afirmou Cristovam.
Para o ministro, a inclusão de um critério de responsabilidade social ajudará a universidade a ficar menos alienada.
O ministro esteve no Rio para a cerimônia de entrega do prêmio Educador do Ano, concedido pela Academia Brasileira de Educação ao representante da Unesco no Brasil, Jorge Werthein.
Além de criar um Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior, a proposta do governo federal de um novo sistema de avaliação prevê implantar duas comissões para aplicar e fiscalizar o processo. Com isso, técnicos da Secretaria da Educação Superior vão ajudar a conduzir a avaliação e haverá a participação da sociedade no acompanhamento.


Colaborou a Sucursal de Brasília


Texto Anterior: Há 50 anos
Próximo Texto: Mudança no provão inclui criação de duas comissões de fiscalização
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.