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ENSINO SUPERIOR
Para ministro, medida leva a engajamento
Envolvimento social servirá como desempate na avaliação de cursos
FREE-LANCE PARA A FOLHA
O ministro da Educação, Cristovam Buarque, sinalizou ontem,
ao falar sobre sua proposta de
mudança na avaliação do ensino
superior, que o item que medirá o
envolvimento da instituição com
a sociedade terá um peso menor
no cálculo do conceito final do
curso, servindo como critério de
desempate para faculdades com a
mesma nota nos outros critérios.
Pelo novo projeto -que substitui o provão e os outros mecanismos atuais de avaliação da qualidade-, os cursos ganharão um
conceito (bem avaliado, intermediário ou não satisfatório) calculado a partir da média de quatro
itens: processo de aprendizagem
(provão); estrutura física e produção científica; corpo docente e envolvimento com a sociedade.
"A gente vai dar um pontinho se
um curso de engenharia, por
exemplo, se preocupar em resolver os problemas brasileiros. Não
vamos tutelar a universidade, mas
dizer o que precisamos dela. É um
pontinho de nada para desempatar aquelas [instituições] que forem igualmente boas em outros
pontos", afirmou Cristovam.
Para o ministro, a inclusão de
um critério de responsabilidade
social ajudará a universidade a ficar menos alienada.
O ministro esteve no Rio para a
cerimônia de entrega do prêmio
Educador do Ano, concedido pela
Academia Brasileira de Educação
ao representante da Unesco no
Brasil, Jorge Werthein.
Além de criar um Índice de Desenvolvimento do Ensino Superior, a proposta do governo federal de um novo sistema de avaliação prevê implantar duas comissões para aplicar e fiscalizar o processo. Com isso, técnicos da Secretaria da Educação Superior
vão ajudar a conduzir a avaliação
e haverá a participação da sociedade no acompanhamento.
Colaborou a Sucursal de Brasília
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