São Paulo, domingo, 04 de janeiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gravidez pode agravar doença, dizem médicos

DA REPORTAGEM LOCAL

A doença hemorroidária pode ser desencadeada ou agravada durante a gravidez. Estima-se que 40% das gestantes que esperam um só filho sofram do problema. O índice sobe para 65% quando a gravidez é múltipla.
Segundo os proctologistas, alterações hormonais e do metabolismo, instabilidade da circulação periférica, congestão das veias retais causada pelo aumento da pressão intra-abdominal e obstinação intestinal são alguns dos fatores que desencadeiam o problema durante a gestação.
A dentista Ana Carolina dos Santos, 28, grávida de sete meses, diz que há dois está "sofrendo horrores" com as hemorróidas. "A médica sugeriu cirurgia, mas estou com medo em razão da anestesia", diz.
Segundo a médica Margareth Fernandes, a ligadura elástica é uma técnica que pode ser feita em qualquer época da gestação, mas o ideal é que a mulher que já tenha crises de hemorróidas procure o proctologista antes da gravidez para receber as orientações corretas.
Muitas pessoas também confundem fissura anal com doença hemorroidária. A fissura é uma lesão causada por um trauma no canal anal, provocado, em muitos casos, por evacuação forçada de fezes ressecadas.
O principal sintoma, segundo a cirurgiã Mariza Prado-Kobata, é a dor anal, frequentemente intensa, penetrante e aguda, que surge durante ou imediatamente após a defecação.
As hemorróidas dificilmente causam dor, a não ser que haja trombose nos mamilos hemorroidários.



Texto Anterior: Saúde: Vergonha adia diagnóstico de hemorróida
Próximo Texto: Entrevista: Laboratórios buscam superdrogas contra a Aids
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.