|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Diferença a favor dos meninos cresce nos últimos anos de estudo, diz especialista
DA SUCURSAL DO RIO
Especialistas consultados
pela Folha destacam o fato de a
diferença a favor dos meninos
em matemática ser maior nos
anos finais que nos iniciais.
Para o matemático e pesquisador em educação Ruben
Klein, da Fundação Cesgranrio, é preciso considerar que
as taxas de repetência e evasão
das meninas são menores na
educação básica. Isso significa
que uma proporção maior de
meninos fica pelo meio do caminho e não chega ao terceiro
ano do ensino médio.
Sem esses alunos evadidos,
que são justamente aqueles de
menor nível socioeconômico e
pior rendimento escolar, a
comparação fica desequilibrada, pois eles tenderiam a baixar
a média geral caso conseguissem chegar ao 3º ano.
"Na 4ª série, a proporção de
meninos e meninas é quase
igual. No 8º e no 3º anos, no entanto, já há mais mulheres do
que homens. Quando se analisa
o desempenho no último ano
da educação básica, estamos falando apenas de quem conseguiu chegar lá", afirma Klein.
Olimpíada
Suely Druck, ex-presidente
da Sociedade Brasileira de Matemática, diz que esse crescimento da distância em favor
dos meninos ao longo das séries aparece também na Olimpíada Brasileira de Matemática
das Escolas Públicas, onde ela é
diretora acadêmica.
"Na 5ª e 6ª séries, 40% dos
vencedores são mulheres. No
nível seguinte, esse percentual
cai para 20% e, no ensino médio, mal chega a 10%. Se há meninas talentosas em matemática na 5ª série, onde elas vão parar depois? O talento não acaba, o que me leva a concluir que
elas são direcionadas para outras áreas", afirma.
Klein também destaca a
questão cultural. "Não sei qual
seria o peso da genética, mas
certamente essas questões culturais são muito importantes."
Para ele, o fato de meninas
terem desempenho melhor em
leitura e estarem diminuindo a
distância em matemática pode
também ser reflexo de uma
maior dificuldade da escola de
lidar com os garotos. "Até a 4ª
série, praticamente só há professores mulheres em sala."
Texto Anterior: Frase Próximo Texto: Frase Índice
|