São Paulo, domingo, 04 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CARNAVAL 2001

Escola de samba Tradição, do Rio de Janeiro, contará vida do empresário no enredo "O Homem do Baú, Hoje É Domingo, É Alegria"

Globo mostrará homenagem a Silvio Santos

SABRINA PETRY
DA SUCURSAL DO RIO

A Rede Globo será obrigada a conviver com a figura de seu maior concorrente por 80 minutos no domingo de Carnaval. O motivo: a escola de samba Tradição decidiu homenagear o proprietário e apresentador do SBT, Silvio Santos, com o enredo "O Homem do Baú - Hoje É Domingo, É Alegria".
No desfile, entretanto, não será visto o logotipo do SBT. Uma das razões é evitar possíveis atritos com a Globo, responsável pela transmissão do evento.
O carnavalesco da Tradição, Orlando Júnior, explica que o regulamento da Liesa (Liga Independente das Escolas de Samba) proíbe qualquer tipo de marketing na apresentação das escolas.
"Mostrar o símbolo significaria fazer propaganda do SBT. Nós estamos contando a história do Silvio Santos, e não da emissora. Não vem ao caso exibir a marca na avenida", diz o carnavalesco.
Ele admite, entretanto, que a possível exibição do símbolo na avenida Marquês de Sapucaí poderia acarretar problemas com a Globo. "Se carregássemos o logotipo, poderíamos ter problemas não só com a Liga, mas também com a TV Globo. Mas isso não vem ao caso", afirmou.
A assessoria de imprensa da Globo não comentou a escolha do enredo. "As escolas têm liberdade para escolher seus temas. É uma questão de gosto", disse a assessora da emissora, Andréa Dotti.
Se o "desfile" do logotipo do SBT na Marquês de Sapucaí acontecesse, seria a segunda vez, em menos de dois meses, que a Globo transmitiria eventos nos quais seu principal concorrente estaria sendo homenageado. Em 18 de janeiro, na final da Copa João Havelange, os jogadores do Vasco, numa provocação do dirigente Eurico Miranda, entraram em campo com a marca do SBT nas camisas.
O símbolo do concorrente não será exibido, mas a figura de Silvio Santos estará presente em mais de um carro alegórico. O carro abre-alas, por exemplo, será enfeitado com o "Baú da Felicidade" e moedas com o rosto do apresentador.
A expectativa dos organizadores do desfile é que Silvio Santos aceite o convite para sair como destaque no alto do abre-alas. Mas o empresário ainda não confirmou sua presença.
Os outros sete carros alegóricos contarão a trajetória do apresentador, desde a época em que seus pais se conheceram, na Grécia, passando por seus dias de camelô até a fase em que conseguiu comprar sua própria emissora.
Eles representarão os musicais de MPB apresentados por ele em circos do Rio e seus programas como "Domingo no Parque" e "Show do Milhão". O último carro alegórico será a representação do Troféu Imprensa, que, na encenação, será entregue a Silvio Santos, "um dos maiores comunicadores do Brasil", na opinião do carnavalesco da Tradição.
Também foram convidadas para desfilar estrelas da emissora como o apresentador Gugu Liberato, Hebe Camargo e Carlos Massa, o Ratinho. Segundo os assessores do SBT, até agora apenas Gugu Liberato já confirmou sua presença. Eles dizem, entretanto, que todos devem participar do evento.
Pelo contrato de transmissão do Carnaval, a Globo pagará cerca de R$ 8 milhões ao ano às escolas de samba até 2004. A emissora revendeu os direitos à Rede TV!, que também transmitirá o desfile.


Texto Anterior: Mortes
Próximo Texto: Rosas de Ouro homenageia o empresário Caio de Alcantara Machado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.