São Paulo, domingo, 04 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Plantão Médico

Atenção com acidentes pode prevenir cegueira

JULIO ABRAMCZYK
COLUNISTA DA FOLHA

Pessoas portadoras de glaucoma (aumento da pressão intra-ocular) podem ter tido quase três vezes mais quedas ao chão ou estiveram envolvidas em acidentes de automóveis por pelo menos seis vezes nos cinco anos anteriores.
A afirmação pertence ao estudo publicado na revista "Investigative Ophthalmology & Visual Science" deste mês por Sharon A. Haymes e colaboradores da Universidade Dalhousie, Halifax, Canadá.
O glaucoma, quando não tratado, pode levar a danos irreversíveis no nervo óptico, resultando em perda do campo visual. Evoluindo sem o tratamento adequado, pode levar à cegueira. A doença é a segunda causa principal da cegueira no mundo.
O aumento da pressão intra-ocular leva inicialmente a pequenas alterações do campo visual, somente percebidas pelos portadores em fases avançadas.
Não há formas de fazer a prevenção para este problema. Entretanto, estudos têm mostrado que a sua detecção precoce e o tratamento antes que altere a visão é a melhor forma de controlar a doença.
Uma das recomendações para pessoas com mais de 40 anos de idade ou com história familiar de glaucoma é procurar o exame oftalmológico a cada dois anos com um médico especialista. A outra recomendação, agora, é observar se ocorre uma freqüência repetitiva de acidentes.

julio@uol.com.br


Texto Anterior: Mais Saudável
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.