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Lentidão no trânsito bate 3º recorde da manhã em 1 semana
Mesmo sem véspera de feriado, grandes acidentes ou greves, a CET registrou 149 km de filas pela cidade às 9h de ontem
De 2006 para 2007, a velocidade média nesse período caiu de 29 km/h para 27 km/h; à tarde subiu de 20 km/h para 22 km/h
DA REPORTAGEM LOCAL
O trânsito da cidade de São
Paulo teve ontem, pela terceira
vez em menos de uma semana,
um novo recorde de congestionamento do ano pela manhã.
Não houve véspera de feriado, chuva ou greve do metrô
que contribuíssem para os 149
km de filas registradas pela
CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) às 9h, mas só pequenos acidentes, atropelamentos e quebras de veículos
em vias estratégicas -como as
marginais Pinheiros e Tietê e a
avenida dos Bandeirantes.
À tarde, os patamares de engarrafamento na capital já
eram semelhantes à média.
O nó do trânsito verificado
ontem, aliado ao crescimento
acelerado da frota, que atingiu
6 milhões de veículos na cidade, reflete uma tendência para
a qual os motoristas paulistanos já devem ficar preparados.
O trânsito em São Paulo ficou
mais lento de manhã. De 2006
para 2007, a velocidade média
dos veículos nesse período caiu
de 29 km/h para 27 km/h. À
tarde, segundo a CET, até subiu
-de 20 km/h para 22 km/h.
Alguns técnicos da empresa
avaliam que parte da explicação está ligada ao fato de a tarde
ser um horário tradicionalmente saturado devido às viagens concentradas na volta do
trabalho -havendo margem
mais reduzida para piorar.
Ou seja, quem tem uma atividade sem hora marcada prefere
cada vez mais fazê-la pela manhã -período que costuma ter
menos engarrafamentos, embora eles estejam crescentes.
Março
Essa realidade de congestionamentos acentuados pela manhã é típica também de março.
Um levantamento feito pela
Folha a partir de estatísticas
históricas da CET mostra que,
nesse mês, a lentidão pela manhã costuma superar até 35% a
média anual -enquanto ao
longo do dia os índices ficam
semelhantes ao resto do ano.
Jaime Waisman, professor
da Universidade de São Paulo,
avalia que essa lentidão está ligada à volta às aulas, de forma
mais assídua em março -e esse
tipo de deslocamento tem
grande impacto pela manhã.
O diretor de operações da
CET, Adauto Martinez, acrescenta um outro fator. "É nesse
período que a rotina volta ao
normal. Muita gente ainda
aproveita para atualizar os
compromissos que não foram
feitos no começo do ano."
Acidentes e câmeras
No dia de ontem, as interferências no trânsito foram variadas. Houve, por exemplo, batida de carro e moto na marginal Pinheiros -que ocuparam
duas faixas da pista expressa.
Apenas até as 9h ocorreram
11 acidentes com vítimas -sendo quatro atropelamentos- na
capital paulista e 66 atendimentos a ocorrências como caminhão quebrado ou automóvel parado sem gasolina.
O dado é semelhante ao de
sexta-feira passada -porém
com três atropelamentos a
mais, acidente que agrava os
efeitos no trânsito devido à demora para retirada da vítima.
Segundo a CET, a interdição
de uma faixa por um veículo
acidentado ou quebrado durante 15 minutos é suficiente
para provocar 3 km de engarrafamentos -que demoram meia
hora até serem dissipados.
Não é à toa que funcionários
cobram há anos a recuperação
de câmeras da CET para monitorar as condições do trânsito,
identificar os problemas na via
e agilizar as intervenções -das
276, somente 42% estão em
funcionamento. A abertura de
licitação para recuperá-las está
prevista para este semestre.
A lentidão de 149 km acumulada ontem pela manhã superou a marca de 146 km da última sexta-feira e de 141 km da
terça passada -em ambos os
casos, também agravada por
veículos quebrados e acidentes.
O diretor de operações da
CET avalia que os patamares de
trânsito em 2008 não estão
muito diferentes dos de 2007
-e que, a partir de agora, não
devem ser tão distantes do
trânsito lento enfrentado ontem. "Eu diria que foi um dia
medianamente complicado."
O recorde histórico de engarrafamentos pela manhã é de
2004 -com 191 km, agravados
pela chuva. Na época, a área
monitorada pela CET era de
557 km, contra atuais 845 km.
Segundo Adauto Martinez,
em fevereiro deste ano os congestionamentos atingiram média de 13% das vias monitoradas pela manhã e 16% à tarde
-dados semelhantes a 2007.
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