UOL


São Paulo, domingo, 04 de maio de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Doença ocular afeta 30% dos bebês

DA REPORTAGEM LOCAL

A retinopatia da prematuridade, provocada pela falta de circulação sanguínea na retina, é hoje a segunda causa de cegueira infantil no país, só perdendo para o glaucoma congênito. Afeta cerca de 30% dos prematuros e, desses, 8% tendem a ficar cegos.
Segundo médicos, quanto menor a idade gestacional e menor o peso do prematuro, mais severa será a retinopatia, que também causa miopia e hipermetropia.
Por isso é fundamental que haja diagnóstico e tratamento precoces. Segundo o oftalmologista Myung Kwu Kin, 46, da Faculdade de Medicina do ABC, o primeiro exame oftalmológico do prematuro deve ser realizado entre quatro e seis semanas de vida, ou seja, ainda na UTI neonatal.
Nos casos em que a doença evoluir, está indicado o tratamento com laser ou crioterapia na área onde ocorre insuficiência de irrigação sanguínea. Se a doença for diagnosticada em estado avançado, já com descolamento da retina, será necessária uma cirurgia mais complexa, mas nem sempre os resultados são bons, diz Kin.
Segundo o médico, ainda falta preparo em muitos oftalmologistas para fazer o diagnóstico precoce da doença.


Texto Anterior: Saúde: 60% dos bebês abaixo de 1 kg sobrevivem
Próximo Texto: UTI humaniza atendimento de prematuros
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.