São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTE HISTÓRICA

Obra pode ficar exposta durante uma fase dos retoques

Quadro da 1ª missa no Brasil é restaurado

LUÍSA BRITO
DA REPORTAGEM LOCAL

Após seis anos longe dos olhares do público, a tela "Primeira Missa no Brasil", do pintor e desenhista Victor Meirelles (1832-1903), começou a ser restaurada e deve ficar pronta até o final do ano.
Todo o trabalho será feito no Museu Nacional de Belas Artes, no Rio de Janeiro, instituição a quem pertence a obra. A idéia do museu é que o público possa visitar uma das fases do serviço, na qual os restauradores vão fazer retoques na pintura, o que deve acontecer apenas no segundo semestre deste ano.
Depois de pronta, a tela voltará a ser exposta no museu, na galeria do século 19. A restauração, patrocinada pelo BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), está orçada em R$ 200 mil.
Obra conhecida dos livros didáticos de história, com dimensão de 268 cm x 356 cm, já estampou selos, cédulas (entre 1967 e 1973) e pôsteres distribuídos em instituições de ensino. É tida como uma das telas mais populares de Victor Meirelles.
O quadro, de 1861, deixou de ser exposto porque seu tecido original não sustenta mais a pintura e precisa de um reforço. A tela já conta com um outro tecido posto no verso do original. No entanto, como esse segundo revestimento está velho, terá que ser trocado por um tecido novo, de linho.
A pintura também apresenta problemas. A camada superficial de verniz está amarelada e será substituída por uma nova. Os restauradores vão refazer ainda a pintura de alguns retoques, realizados em restaurações anteriores, quando o quadro apresentou danos na pintura.
"Antigamente, eram usadas resinas naturais que sofrem alteração da tonalidade com o passar dos anos. Agora, vamos refazer os retoques com resinas sintéticas", explica uma das restauradoras, Larissa Long. Os maiores problemas na pintura estão na parte do céu e nas bordas.
Seis profissionais vão trabalhar na obra. Segundo Long, ainda será avaliado se a estrutura de madeira, original, sobre a qual a tela fica esticada, precisará ser trocada pela primeira vez. Se for necessária a substituição, o material escolhido é o cedro, por ser uma madeira resistente e macia.
Essa será a segunda restauração completa da obra. A primeira foi em 1876, após o quadro ter voltado de uma exposição nos Estados Unidos com danos na pintura. Outras restaurações superficiais foram feitas em 1921 e em 1989.

Obra
A "Primeira Missa no Brasil" foi pintada durante o período de seis anos em que Meirelles passou na França após receber um prêmio do governo brasileiro.
Segundo dados do Museu Victor Meirelles, que fica em Santa Catarina, o quadro foi a primeira obra brasileira exposta no Salão de Paris, um dos mais importantes da época.
"Muito bom a tela ser restaurada e poder ser vista novamente pelo público. É a preservação do patrimônio histórico do Brasil", disse a diretora do museu que leva o nome do artista, Lourdes Rossetto. A instituição, instalada na casa onde viveu Meirelles, recebe cerca de 20 mil pessoas por ano.
Meirelles, que foi professor da Academia Imperial de Belas Artes, é autor de outros quadros conhecidos que retratam fatos da história do Brasil, como "Batalha dos Guararapes" (ocorreu no Recife) e "Combate Naval do Riachuelo" (aconteceu durante a Guerra do Paraguai).


Texto Anterior: Crime virtual: Jovem afirma que fotos são montagem
Próximo Texto: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.