São Paulo, quinta-feira, 04 de maio de 2006

Texto Anterior | Índice

MEMÓRIA SOBRE TRILHOS

Maria-fumaça volta a circular em Minas

Recuperada, locomotiva feita em 1949, nos EUA, fará trajeto entre Mariana e Ouro Preto

PAULO PEIXOTO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

Com a recuperação do patrimônio ferroviário em Ouro Preto e Mariana, voltará a circular entre as primeiras capitais de Minas Gerais, na sexta-feira, a maria-fumaça, uma locomotiva a vapor fabricada em 1949 nos Estados Unidos.
Toda recuperada, ela puxará uma composição de seis carros de passageiros. É a volta do trem turístico Ouro Preto-Mariana.
O projeto, de R$ 47 milhões, da Fundação Vale do Rio Doce (R$ 10,5 milhões captados pela lei federal de incentivo à cultura), será explorado pela FCA (Ferrovia Centro Atlântica), a empresa ferroviária da Vale.
Desde 1982, outra maria-fumaça puxa até 11 carros de passageiros no percurso entre São João del Rei e Tiradentes. O ressurgimento exigiu um trabalho de quase um ano de recuperação da linha férrea, com a restauração de estações, que funcionarão também como centro cultural.
Além do charme da composição, a paisagem será um atrativo à parte por causa do relevo da região em que estão as duas cidades (a aproximadamente 100 km de Belo Horizonte).
Montanhas, duas quedas d'água, seis pontes e quatro túneis comporão a paisagem que o trem percorrerá durante quase uma hora de passeio.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.