São Paulo, sexta-feira, 04 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Acostumados", vizinhos até riem em meio aos tiros

DA SUCURSAL DO RIO

Enquanto policiais e traficantes trocavam tiros, jornalistas corriam em desespero à procura de abrigos e comerciantes desciam as portas, parte dos moradores do entorno da Vila Cruzeiro agia como se já estivesse acostumada a tudo aquilo.
Pela manhã, o ambiente nos botequins lotados, na porta das lojinhas fechadas e debaixo das marquises era até de galhofa.
A cada explosão de granada, a cada rajada de arma automática e a cada corrida de repórter, as pessoas riam com gosto. Algumas gargalhavam.
Entre elas, dezenas de crianças e adolescentes que aproveitaram o fechamento das escolas públicas da região para acompanhar o tiroteio de perto. A cada passagem do blindado Caveirão, elas vaiavam. Aos repórteres, pediam para serem filmados.
As mesas de ferro na varanda do boteco Pinto Reis -esquina da avenida Nossa Senhora do Prado com a rua Professor Otávio Freitas- ficaram cheias durante todo o dia.
Luana Garcia, 30, dizia sorrindo ter recebido minutos antes um telefonema da vizinha. "Ela me falou: "Lu, tua casa tá toda furada'", contava ela para os colegas de copo.
Na oficina do lado oposto ao bar, três Kombis foram atingidas por tiros disparados do alto da favela. "Eu parei aqui para trocar um pneu. Agora, vou ter que fazer lanternagem", disse, também sorridente, José Carlos Miranda, 38, enquanto observava sua Kombi, que teve a lataria perfurada e dois vidros arrebentados por tiros de fuzil.
Embora com as portas fechadas, lojistas e empregados não arredaram pé do local. Chegaram a colocar bancos nas calçadas para ver e opinar sobre os tiroteios. Não levantavam nem quando o barulho dos tiros e explosões se intensificava. "Fica tranqüilo, meu amigo. As balas estão passando por cima, não vão cair aqui não", disse, com calma, a aposentada Maria das Mercedes, 66. (SERGIO TORRES)


Texto Anterior: PM morre e 5 moradores se ferem em ação na favela
Próximo Texto: Assassino de Liana e Felipe é recapturado
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.