São Paulo, domingo, 04 de junho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Temporada de férias agita o mercado de turismo brasileiro

Destinos como as estações de esqui de Bariloche (Argentina) e Valle Nevado (Chile) e as praias de Fortaleza, Salvador e Natal devem ter até lista de espera

ROBERTO DE OLIVEIRA
DA REVISTA DA FOLHA

Qual é a sua praia? Casacão, cachecol, bonequinho de neve ou camiseta, bermudão e sol tinindo na cabeça? É bom decidir logo, porque a temporada de férias está na área -para usar uma expressão em voga nestes tempos de onipresença da Copa do Mundo.
De um lado, as estações de esqui de Bariloche, na Argentina, e Valle Nevado, no Chile, devem ser a coqueluche da temporada, com famílias e escorregões. Por aqui, praias de Fortaleza, Salvador e Natal prometem dias de sol para quem não quer saber de cobertor.
Um levantamento feito com as 3.100 agências e operadoras associadas da Abav (Associação Brasileira de Agências de Viagem) em todo o Brasil revela que os destinos acima devem enfrentar até lista de espera nestas férias. As praias nordestinas rivalizam em menor escala com points ecoturísticos consagrados, como Fernando de Noronha, Jalapão e as chapadas Diamantina e Veadeiros.
As viagens internacionais e nacionais devem crescer 20% nesta temporada, em comparação com o mesmo período de 2005. Nem mesmo as oscilações em torno do dólar na semana passada esfriaram o ânimo dos viajantes.
Para o turista brasileiro, o dólar continua competitivo. De janeiro a maio, a moeda estrangeira perdeu 1,33% de seu valor em relação a 2005, barateando os custos da viagem.
"Mesmo se a moeda norte-americana chegar a R$ 2,60, estará num bom patamar para o setor", acredita Leonel Rossi Júnior, diretor de Assuntos Internacionais da Abav.
Se você programa viajar para a Europa (não se esqueça de que julho é altíssima temporada), é vantagem levar euros, o que evita a necessidade de troca e, conseqüentemente, perdas. Cheques de viagem são sempre boa pedida, por questões de segurança. Cartão de crédito? É bom evitar, para não ser pego de surpresa na volta (vai saber...).

Dicas
Para tentar contemplar o desejo turístico de gregos e troianos, a reportagem preparou um roteiro com dez dicas de viagem. De destinos congelados como a Antártida e El Calafate, na Argentina, a calorentos como Aruba e Alagoas, passando por cachoeiras geladas do Rio Grande do Sul e Rio ao brilho de ilhas como Capri.
Se na metade do ano seu pique já minguou, melhor escolher a rota e fazer as malas. Nem que seja para, depois de sonhar com as paisagens insólitas da Antártida, matar a vontade de mudar de ares com uma esticadinha de fim de semana num dos hotéis de montanha.
NA INTERNET - Leia o roteiro completo de dicas de viagens
www.folha.com.br/revista

Texto Anterior: Cerca de 150 sem-teto invadem prédio abandonado
Próximo Texto: Em qualquer época do ano, a Patagônia sempre surpreende
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.