São Paulo, quinta-feira, 04 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PATRIMÔNIO

PF encontra, em cenário de filme, estátua roubada

DA SUCURSAL DO RIO

Uma escultura religiosa roubada na década de 1950 foi recuperada ontem pela Polícia Federal no Rio, numa casa alugada para filmagens.
A investigação começou em 2008 após um religioso do convento de Santo Antônio, no centro da cidade, reconhecer a imagem quando assistia ao filme "A Guerra dos Rocha", dirigido por Jorge Fernando. A produção do filme apoiou a investigação.
Quando o museólogo responsável pelo patrimônio do convento viu o filme, desconfiou que a escultura integrava um conjunto de oito obras que retratam o nascimento do santo. Ele avisou o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, que notificou a Delegacia de Repressão a Crimes contra o Meio Ambiente e Patrimônio Histórico.
A escultura, de mais de 200 anos, foi roubada na década de 1950 quando o conjunto saiu do convento para uma exposição. Desde então estava com a mesma família, que a adquiriu em um leilão.
Depois que o comprador da estátua morreu, a filha dele a vendeu para outra pessoa. Localizado, o novo proprietário desistiu da compra ao saber que a obra era roubada e devolveu a imagem. O museólogo, segundo a PF, não soube precisar o valor da obra.


Texto Anterior: Segurança: Polícia encontra droga em fazenda no interior de SP
Próximo Texto: Trânsito: Kassab quer ligar 23 de Maio e túnel Ayrton Senna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.