São Paulo, Sexta-feira, 04 de Junho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reino Unido usa sexo para combater fumo

SYLVIA COLOMBO
de Londres

O fumo causa impotência. Essa é a indicação que a Associação Médica Britânica (BMA) deseja ver impressa em rótulos nas embalagens de cigarro vendidas no país.
O grupo, que é uma das maiores autoridades médicas do Reino Unido, divulgou anteontem, em Londres, relatório alertando que fumantes podem ter mais problemas de impotência sexual a curto prazo do que complicações cardíacas ou até mesmo câncer.
O BMA sugere que as embalagens de cigarros devam conter um alerta explícito que esclareça a relação entre fumo e impotência. Segundo o documento, mais de 100 mil homens entre 30 e 49 anos no Reino Unido já estariam impotentes por fumarem demais.
No Brasil, o Ministério da Saúde decidiu, esta semana, por meio de portaria, alterar as frases de advertência que constam das embalagens e das publicidades de cigarro. "Fumar causa impotência sexual" é uma das novas cinco frases que entrarão em circulação.
O relatório do BMA explica que o fumo causa arteriosclerose, endurecendo as artérias do pênis e fazendo com que fiquem mais estreitas -processo que é acirrado pela presença da nicotina-, o que impediria a ereção.
Segundo Bill O'Neill, membro do BMA, o argumento de que o fumante pode desenvolver câncer ou doenças cardíacas em 30 anos é menos poderoso do que o de que pode ficar impotente em 10 anos. "Jovens são notoriamente resistentes a alertas sobre saúde e pensam que podem largar o hábito de fumar antes que a doença o alcance. Já a possibilidade de que o fumo abale sua vida sexual pode fazê-los parar e pensar", conclui.
O fumo é uma das maiores causas de doenças e mortes prematuras no Reino Unido.
Segundo dados do Escritório Nacional de Estatísticas, está associado a cerca de 120 mil mortes prematuras por ano no país -quase um quinto de todas as mortes. O sistema nacional de saúde gasta cerca de 1,5 milhão de libras por ano para tratar de doenças causadas pelo hábito.
Atualmente, cerca de 28% dos britânicos adultos fumam, sendo que entre adolescentes os índices têm crescido mais rapidamente.
O governo britânico estipulou há dois anos o banimento das propagandas de cigarro da TV e do rádio, enquanto outras formas de publicidade do produto são rigidamente reguladas. Os pacotes de cigarro hoje, na Inglaterra, já contêm avisos sobre os danos causados à saúde cardíaca e respiratória.
Ann Craig, diretor do grupo independente Associação para a Impotência (IA), disse: "Queremos que as garotas olhem para os rapazes e pensem: ele fuma, ele será impotente, eu não estou interessada". Já um representante do grupo Forest, de direitos dos fumantes, disse: "O único jeito certo de arruinar sua vida sexual é tornar-se um antitabagista chato".


Texto Anterior: Saúde reprodutiva ganha novo site
Próximo Texto: Padre Marcelo Rossi reúne 50 mil em SP
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.