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Kassab já fala em suspender rodízio até o final de julho
Nos dois dias nos quais não houve restrição ao tráfego de veículos na cidade, índices de lentidão superaram a média
A suspensão do rodízio, em caráter experimental, começou anteontem; se não houver mudanças, vai
durar duas semanas
EVANDRO SPINELLI
DA REPORTAGEM LOCAL
O prefeito Gilberto Kassab
(DEM) disse ontem que já avalia a possibilidade de manter o
rodízio suspenso durante todo
o mês de julho.
A suspensão por duas semanas, em caráter experimental,
começou anteontem e termina
na próxima semana. No primeiro dia, os índices de lentidão superaram a média apenas
no horário de pico.
Ontem, porém, os congestionamentos em São Paulo superaram a média durante todo o
dia, aponta a CET (Companhia
de Engenharia de Tráfego).
Kassab passou a comparar o
comportamento do trânsito
neste mês, período de férias escolares, com junho, quando não
há férias. Para ele, se o comportamento nas semanas de testes
for igual ao do primeiro dia, a
medida pode ser prorrogada.
"Não é uma posição oficial, é
um sentimento que eu tenho.
Se for como ontem [anteontem], o meu sentimento é que
dá para manter a suspensão do
rodízio até o fim do mês."
A CET não faz comparações
como a de Kassab. Quando avalia o trânsito, a companhia informa a média daquele dia da
semana no ano anterior. E o desempenho dos dois primeiros
dias, especialmente no horário
de pico, foi bastante ruim.
Um exemplo: ontem, às
19h30, a lentidão em São Paulo
chegava a 156 km. A comparação da CET é com a média de
lentidão às terças-feiras de julho de 2006, que atingiu 71 km.
Ou seja, o índice ficou 120%
acima da média. Na segunda,
no pico do dia, a lentidão ficou
69% acima da média.
Ainda que o critério de Kassab seja adotado, o trânsito deste mês está pior -basta comparar os dois primeiros dias com
os índices de lentidão de junho.
No mês passado, às 19h das
terças, a média de lentidão foi
de 123 km. Em junho de 2006, a
média para foi de 58 km. Ontem, o índice foi de 156 km.
Essa é a primeira vez desde
1999 -e a terceira desde 1997,
quando foi implantado- que a
prefeitura suspende o rodízio
durante as férias escolares.
Nos anos anteriores, a CET
dizia que medições apontavam
que em julho não há uma redução significativa do número de
veículos em circulação na cidade que justificasse a medida.
Neste ano, a CET mudou de
opinião. Diz a empresa que entre 500 mil e 700 mil carros
-para uma frota de 5,5 milhões
de veículos- saem de São Paulo por ocasião das férias. E que
isso justificaria a experiência.
A decisão sobre a volta ou
não do rodízio será anunciada
só no fim da semana que vem.
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