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Anac vai retirar de operação aviões sem alerta anticolisão
Companhias serão notificadas hoje da proibição de vôos para avião sem equipamento
Dez empresas aéreas serão afetadas; pelo menos duas transportam passageiros em vôos regionais; medida entra em vigor em agosto
MÔNICA BERGAMO
COLUNISTA DA FOLHA
A Anac (Agência Nacional de
Aviação Civil) vai notificar hoje
dez empresas aéreas para que
deixem de operar pelo menos
25 aviões que não dispõem de
TCAS, sistema de alerta anticolisão que funciona acoplado ao
transponder.
O conjunto dos aparelhos
consegue identificar se outros
aviões estão na mesma rota da
aeronave, evitando colisões. A
retirada das aeronaves não será
imediata. O prazo para que as
companhias cumpram a determinação é 4 de agosto.
A Anac divulgará os nomes
das empresas punidas hoje, no
"Diário Oficial" da União. A Folha apurou que a maior parte
delas opera aviões de carga, como a VarigLog. Há, no entanto,
pelo menos duas empresas regionais -Passaredo e Air Minas- que, de acordo com a
Anac, transportam passageiros
em aviões sem os equipamentos adequados. As maiores empresas, como Gol, TAM e Varig,
cumprem as regras e não estão
na lista da agência.
Em 2006, um Boeing da Gol
colidiu com um jato Legacy,
matando 154 pessoas. Entre os
fatos que podem ter contribuído para a tragédia está o de que
o transponder do Legacy estava
desligado. O Boeing dispunha
de TCAS, mas não conseguiu
"ler" os sinais do transponder
do jato, fabricado pela Embraer. As aeronaves voavam na
mesma altura, em direção contrária, e se chocaram a uma altitude de 37 mil pés.
O uso do TCAS é obrigatório
no Brasil desde janeiro de 2006
para aviões de mais de 20 assentos. As empresas acabaram
negociando com a antiga diretoria da Anac prazos maiores
para instalar o equipamento e
se adaptar à regra.
Ao assumir, no fim de 2007, a
nova diretoria da agência, presidida por Solange Paiva Vieira,
enviou notificações para que as
empresas aéreas cumprissem a
norma. Como isso não ocorreu,
elas serão obrigadas a suspender vôos em agosto caso não
instalem o equipamento.
A Anac diz que o fato de 25
aviões cruzarem diariamente
os céus do Brasil sem o TCAS
não representa risco grave para
os passageiros. De acordo com
a agência, a altura e a rota dos
aviões são acompanhadas por
controladores de vôos, em terra, que evitam que duas aeronaves trafeguem na mesma rota e
na mesma altura, evitando as
colisões.
No caso do avião da Gol, no
entanto, estão sendo investigadas também possíveis falhas do
controle aéreo, que não teria
orientado corretamente os pilotos do Legacy sobre o risco de
colisão. Caso estivesse ligado, o
TCAS/transponder teria disparado um alarme para alertar os
pilotos da possibilidade de choque no ar.
A agência compara o TCAS/
transponder ao airbag: ele reforça a segurança, mas não é
imprescindível para a condução de um automóvel.
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