São Paulo, sábado, 4 de julho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EFEITO COPA
CET registra 123 km de lentidão no início da partida; com a suspensão do rodízio, pico do dia chega a 170 km
Trânsito de SP piora a cada jogo do Brasil

ANDRÉ MUGGIATI
da Reportagem local

O time do Brasil vai avançando na Copa do Mundo, e a cidade de São Paulo vai enfrentando um trânsito cada vez mais caótico nos dias de jogos.
Ontem, a cidade teve um dos dias de trânsito mais complicado do ano, com picos de congestionamento de 105 km de manhã, às 9h30, e de 170 km à tarde, às 15h30.
No último jogo em dia de semana, contra a Noruega no dia 23 de junho, o pico de congestionamentos foi de 101 km. No jogo contra Marrocos, dia 16, foi de 93 km. Na estréia do Brasil, contra a Escócia, dia 10, havia sido de 66km. O jogo contra o Chile, dia 27, foi em um sábado, dia em que não há a medição da CET.
Um dos motivos que complicou ainda mais o trânsito ontem, segundo a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), foi a suspensão do rodízio de veículos pelo governo estadual.
Inicialmente, a Secretaria de Estado do Meio Ambiente havia divulgado que não haveria suspensão do rodízio. O governador Mário Covas, entretanto, decidiu suspender a operação no jogo do Brasil das quartas de final, o que ajudou a complicar o trânsito.
Muitos motoristas acabaram perdendo a transmissão pela TV do início da partida e acompanharam pelo rádio do carro o primeiro gol da Dinamarca, marcado no segundo minuto do jogo.
Às 16h, quando começou o jogo, ainda havia 123 km de congestionamento na cidade.
Os congestionamentos continuaram diminuindo e, às 16h30, havia apenas 29 km de lentidão em toda a cidade.

Dia complicado
O dia de ontem foi um dos mais complicados do ano para o trânsito da cidade.
Durante todo o dia, os índices de lentidão medidos pela CET estiveram altos, bastante acima da média das sextas-feiras.
Às 9h30, no horário de pico da manhã, por exemplo, os congestionamentos atingiram 105 km, quando a média nesse horário é de 50 km. O recorde deste ano no horário foi de 128 km, em 28 de abril.
Às 12h30 de ontem, a CET registrava 74 km de congestionamentos, enquanto a média do horário é de 13 km.
Além da suspensão do rodízio, a CET atribui o caos no trânsito ontem ao início das férias escolares de julho, ao fato de ser uma sexta-feira e ao jogo.
A Secretaria de Estado do Meio Ambiente ainda não decidiu se suspenderá o rodízio na terça-feira, dia do próximo jogo.
Segundo a secretaria, a suspensão dependerá das condições atmosféricas para a dispersão de poluentes e da medição dos níveis de poluição. A decisão deve sair na segunda-feira.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.