UOL


São Paulo, segunda-feira, 04 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SISTEMA PRISIONAL

Detentos tentaram fugir de presídio onde helicóptero sequestrado pousou no mês passado, em Guarulhos

Três são baleados em tentativa de resgate

DA REPORTAGEM LOCAL

Três presos foram baleados e um funcionário ficou ferido em uma tentativa de fuga frustrada, ontem de manhã, no presídio Adriano Marrey, em Guarulhos, na Grande São Paulo.
O plano começou a ser executado pouco depois das 9h, quando detentos do pavilhão 3 atraíram um funcionário para uma cilada e o agrediram na cabeça com um pedaço de pau. O agente foi trancado ferido em um banheiro.
Em seguida, os presos cortaram parte da tela que cobre o pátio do pavilhão, chegando ao telhado. Não se sabe ao certo quantos pulariam o muro com a ajuda de uma "tereza" -corda improvisada, feita com pedaços de pano.
Segundo a Secretaria da Administração Penitenciária, guardas armados que ficam nas muralhas perceberam a movimentação e deram tiros de alerta. Do lado de fora, desconhecidos teriam começado a disparar contra eles.
No tiroteio, o preso Elydan Silva Seu, 24, que cumpre pena por roubo, e Eurípedes da Silva Soares, 31, condenado por assalto e homicídio, foram baleados. Um terceiro detento ficou ferido. Na confusão, os resgatadores fugiram sem os detentos.
Perto do presídio, após o confronto, a Polícia Militar localizou uma Silverado, uma Saveiro e um Peugeot, veículos roubados na Grande São Paulo nos últimos dois dias e que seriam usados no resgate dos foragidos. Dentro dos carros, a polícia apreendeu cartuchos de fuzil AR-15.
O presídio é o mesmo em que ocorreu, no mês passado, uma tentativa de fuga com um helicóptero -sequestrado durante vôo-, que pousou no telhado e não conseguiu decolar.
Por causa do tiroteio de ontem, a visita dos pavilhões 1 e 2, que havia acabado de começar, foi cancelada. Não havia visita no pavilhão 3, onde ocorreu a confusão.
À tarde, a tropa de choque da Polícia Militar entrou nos pavilhões 3 e 4 para revistar as celas em busca de armas. Na operação, foram apreendidos dois telefones celulares, um carregador de bateria, uma porção de maconha (250 g) e um papelote de cocaína.
Dos presos feridos no tiroteio, apenas Silva Seu continuava internado ontem em Guarulhos.
A polícia desconhecia ontem o número de pessoas que deram apoio ao plano de fuga do lado de fora e quem seria o alvo do resgate. O presídio tem cerca de 1.200 condenados cumprindo pena.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: 21 presos cavam túnel e fogem de cadeia no interior
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.