São Paulo, quarta-feira, 04 de agosto de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Universidades federais de Minas Gerais querem se unir

Reitores querem fazer dos 7 institutos federais um só, "mais forte"

RODRIGO VIZEU
DE BELO HORIZONTE

Reitores de sete das 11 universidades federais de MG lançaram ontem um projeto para unir as instituições em um consórcio -iniciativa sem precedentes no país- até o início de 2011.
Integram a proposta as universidades de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Juiz de Fora (UFJF), Lavras (Ufla), São João del-Rei (UFSJ), Ouro Preto (Ufop) e Viçosa (UFV).
Os reitores querem criar um processo seletivo único já no ano que vem, com o uso do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).
Outra proposta é dar uma ampla mobilidade para que os alunos façam disciplinas ou períodos dos cursos em qualquer uma das universidades, sem burocracia. Também será estudada a mobilidade de professores e a criação de um orçamento único.
Juntas, as instituições têm, segundo o MEC (Ministério da Educação), 41 mil alunos de graduação e 5.300 de pós-graduação.
Os reitores formalizarão o acerto em encontro na próxima semana com o ministro da Educação, Fernando Haddad. Depois, o consórcio passará pelo crivo dos conselhos de cada universidade.


Texto Anterior: Vazam dados de inscritos no Enem
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.