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Caixa-preta de trem não gravou diálogo entre os maquinistas e controladores
LUISA BELCHIOR
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO
O sistema de áudio dos trens
que colidiram na Baixada Fluminense do Rio na última quinta-feira estava fechado no momento do acidente. Por causa
disso, as caixas-pretas de ambas as composições não contêm informações de diálogo entre os maquinistas e os controladores, o que ajudaria a esclarecer as razões do acidente.
A Supervia informou ontem
que tem por praxe só abrir o áudio das cabines dos trens quando há solicitação dos maquinistas ou dos controladores, o que
normalmente ocorre quando o
sistema detecta alguma falha. O
Sindicato de Ferroviários da
Central do Brasil diz que a companhia infringe as normas internacionais, que recomendam
o áudio sempre aberto.
A informação de que não há
gravações de diálogos foi dada
por técnicos da Supervia ao titular da 58ª DP (Posse), Fábio
Pacífico, que investiga o caso,
durante visita do delegado ao
Centro de Controle de Operações da companhia, ontem.
Segundo o presidente do Sindicato dos Ferroviários da Central do Brasil, Valmir de Lemos,
a prática, embora comum nos
trens da Supervia, não está de
acordo com as recomendações
internacionais. "O certo é o áudio estar sempre aberto. É praxe internacional, mas na Supervia o áudio normalmente
funciona fechado."
Questionada pela Folha, a
Supervia informou que só explicará por que mantém seu
sistema de áudio fechado no
próximo dia 10, quando sai o
laudo sobre o acidente que está
sendo feito por uma comissão
de técnicos da companhia.
O delegado Fábio Pacífico
disse continuar a investir na hipótese de falhas humanas e
operacionais.
"Não houve produção de áudio nos dois casos porque ele só
é aberto quando há algum problema no sistema", declarou o
delegado após a visita à Supervia, feita junto com seis peritos
do ICCE (Instituto de Criminalística Carlos Éboli).
Na visita, os peritos tiraram
dúvidas técnicas sobre o funcionamento do sistema de operação dos trens. As conclusões
serão divulgadas no laudo do
ICCE, que sai em 26 dias.
O processo de negociação
das indenizações pela Supervia
começa hoje. Ontem, a companhia divulgou um telefone
(0800-7269494) para o qual os
parentes devem ligar. Ela disse
que vai negociar caso a caso.
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