São Paulo, sábado, 04 de setembro de 2010

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SP vai restringir caminhão em mais 4 vias em janeiro

Entre elas estão as avenidas Salim Farah Maluf, Anhaia Melo e do Estado

Alguns tipos de caminhão também serão barrados na marginal Tietê, mas de forma menos restritiva

EVANDRO SPINELLI
ALENCAR IZIDORO
DE SÃO PAULO

A gestão Gilberto Kassab (DEM) vai ampliar as restrições aos caminhões em São Paulo a partir de janeiro.
Os novos alvos serão as avenidas Salim Farah Maluf, Luiz Inácio de Anhaia Melo e do Estado. Alguns tipos de caminhão também serão barrados até na marginal Tietê.
As medidas serão implantadas após a conclusão do prolongamento da av. Jacu Pêssego, prevista para as próximas semanas e que fará a ligação do trecho sul do Rodoanel, em Mauá, às rodovias Dutra e Ayrton Senna.
Essa nova obra é considerada pela prefeitura como um tipo de mini-Rodoanel.
A restrição deve seguir modelo semelhante ao da marginal Pinheiros e av. dos Bandeirantes, onde os veículos pesados são multados desde anteontem se circularem das 5h às 21h.
No entanto, poderá haver mais exceções -e, na marginal Tietê, será mais branda, só para algumas atividades. Isso porque ela não dispõe de rotas alternativas de grande porte e curta distância.
A intenção é que veículos pesados vindos da Dutra, Fernão Dias e Ayrton Senna utilizem a rodovia Dom Pedro 1º, em Campinas, para desviar ao sistema Anhanguera-Bandeirantes e, em seguida, ao Rodoanel.
A Prefeitura de São Paulo deu o aval para que as restrições comecem em janeiro.
Oficialmente, no entanto, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) afirma que elas ainda estão em estudo e que espera a "consolidação" da Jacu Pêssego como rota de caminhões.
"A atual restrição tem lógica, mas ainda precisa ser amadurecida. Para ampliá-la, é preciso uma análise mais aprofundada para verificar eventuais prejuízos ao abastecimento. Tem que esperar mais tempo para não colocar em nocaute uma boa ideia", avalia Sergio Ejzenberg, mestre em engenharia de transportes pela USP.
O presidente do Setcesp (sindicato das empresas de carga), Manoel Sousa Lima Jr., disse ontem que, diante das multas que começaram a ser aplicadas nesta semana, já recebeu os primeiros relatos de desabastecimento na zona sul de São Paulo.
Segundo ele, indústrias dos setores químico e metalúrgico instaladas entre a ponte do Socorro e Interlagos, ao longo da marginal Pinheiros, avisaram ontem que não receberam produtos.
A restrição aos caminhões também provocou um aumento de fluxo no Rodoanel. No trecho oeste, a quantidade média de veículos cresceu 5% e a de caminhões, 14%.


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