São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PSICOLOGIA
Mostra inédita em SP revela trabalhos sociais fora dos consultórios

Quem se limitava a associar a imagem do psicólogo a um ser postado à cabeceira do divã poderá se surpreender com a 1ª Mostra Nacional de Práticas em Psicologia, que começa amanhã, em São Paulo. Cerca de 4.000 profissionais estarão expondo quase 1.600 trabalhos na área social realizados em todo o país.
"A psicologia está inaugurando uma nova relação com a sociedade brasileira, uma relação de compromisso social", diz Ana Bahia Bock, presidente do Conselho Federal de Medicina, que organiza a amostra com os conselhos regionais. "É a primeira vez que uma exposição desse tipo, com essas dimensões, acontece no país -quem sabe no mundo."
A mostra começa oficialmente às 11h desta quinta-feira, dia 5, e se encerra às 18h de sábado, no Centro de Convenções do Anhembi. A entrada é gratuita, e os trabalhos são apresentados em forma de painéis, teatro, performances, vídeos e debates.
Pela primeira vez, a população terá uma dimensão do trabalho do psicólogo que vai além das paredes do consultório e das salas da academia.
O Brasil tem 112 mil psicólogos registrados nos conselhos regionais, e mais da metade deles atua em consultórios. O evento no Anhembi mostrará uma outra face desse trabalho, uma psicologia desenvolvida junto a comunidades que até então não tinham acesso a esse tipo de ajuda. "Ao mudar de local de atuação e ao se abrir para uma população mais diversificada, nossa prática também se modificou e se diversificou", diz Ana Maria. "Essa diversidade está enriquecendo a psicologia."
Os trabalhos apresentados tratam de cenários da saúde e da educação, de crianças e adolescentes, de questões de violência e até de problemas de trânsito. Informações pelo telefone 0800-12-1106. (DA REPORTAGEM LOCAL)

Texto Anterior: Panorâmica: Seminário discute projetos para melhorar a qualidade do ensino público
Próximo Texto: PMs de Caraguatatuba atuarão como guias turísticos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.