São Paulo, terça-feira, 04 de outubro de 2005

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PERIGO NA PISTA

Limite na área exclusiva para ônibus cai para evitar atropelamentos e acidentes, mas será mantido nas demais faixas

SP reduz velocidade no corredor Ibirapuera

DO "AGORA"

Devido ao aumento de acidentes no corredor de ônibus Capelinha/Ibirapuera/Santa Cruz (zona sul), a Prefeitura de São Paulo reduziu, desde ontem, a velocidade máxima permitida para ônibus e táxis que trafegam na faixa exclusiva. O limite caiu de 60 km/h para 50 km/h, uma redução de 17%. Serão implantados também dois radares, que flagrarão e multarão carros que invadirem a faixa. A velocidade nas demais faixas da Ibirapuera continuará 60 km/h.
Por enquanto, a redução da velocidade valerá no corredor Ibirapuera. Até o fim do ano, outros quatro corredores terão a velocidade de tráfego reduzida: Campo Limpo/Rebouças/Consolação, Santo Amaro/Nove de Julho/Centro e Pirituba/Lapa/Centro.
Ontem foi lançada uma campanha educativa para diminuir os acidentes no corredor, que, desde sua criação, vitimou 48 pessoas, sendo oito delas fatais.
Até 4 de novembro, a CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) e a SPTrans (empresa que gerencia o transporte público na capital) manterão 80 fiscais para supervisionar invasões de faixa e orientar pedestres a não atravessarem fora dos locais permitidos.
A prefeitura nega que os ônibus do corredor terão os horários de partida e de chegada alterados. Segundo Adauto Martinez Filho, diretor de operações da CET, apesar da queda na velocidade, a chamada circulação operacional (cálculo médio de velocidade contando as paradas) não será inferior aos 25 km/h até então registrados.
De acordo com dados divulgados ontem, 46% dos acidentes são causados por veículos que invadem as faixas (31% são motos e 15%, carros). A maioria dos acidentes, porém, é de responsabilidade dos próprios motoristas de ônibus: 54%. Por isso, esses condutores farão cursos para obedecer à nova norma de velocidade.
A invasão por pedestres já é conhecida pela prefeitura. Em documento formal, a Abraspe (Associação Brasileira de Pedestres) alertou a prefeitura a respeito da necessidade de adotar medidas para evitar essas ocorrências.
A lógica é que, antes das paradas exclusivas à esquerda, o pedestre não precisava atravessar a rua para pegar o ônibus, pois o ponto ficava na calçada, à direita da pista.
Em 28 de agosto, a reportagem mostrou que, além de carros, motos e caminhões, até bicicletas invadiam as faixas exclusivas para ônibus. Dos 934 veículos que foram flagrados pela reportagem invadindo sete corredores exclusivos em 24 pontos diferentes, 86 deles entraram na área reservada de 4,5 km de extensão do corredor Ibirapuera. (CLAYTON FREITAS)


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