São Paulo, quarta-feira, 04 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretaria atual põe a culpa na gestão passada

DA REPORTAGEM LOCAL

Sem citar nomes, a Secretaria de Transportes joga a culpa no governo de Marta Suplicy (PT) pelo uso de garantias bancárias falsas em um contrato de R$ 12,3 bilhões com 19 empresas de ônibus. O atual secretário, Frederico Bussinger, foi nomeado pelo então prefeito José Serra (PSDB).
O secretário de Transportes de Marta, Jilmar Tatto, reafirmou que a acusação faz parte da "disputa política".
Em nota, a secretaria afirma: "O assunto não tem qualquer relação com este governo". Diz que foi a gestão anterior que assinou o contrato, em 21 de julho de 2003. Três dias depois foram apresentadas as garantias falsas, segundo a nota. No final de 2004, diante da informação de que as garantias eram falsas, os vencedores de três áreas citadas no edital (1, 5 e 8) apresentaram garantias do Bradesco, da Sulina Seguradora e do Banco Real.
Em um processo concluído em 1º de julho do ano passado, de acordo com a nota, a secretaria, já na gestão de Serra, trocou todas as garantias falsas.
Reportagem da Folha de dezembro de 2005 mostrou que a gestão do PSDB não puniu empresas por apresentarem cartas de fiança falsas. Revelou, também, que metade dos consórcios vitoriosos na maior concorrência da prefeitura tinham garantias irregulares.
Sindicância da própria secretaria concluiu que os contratos de R$ 12,3 bilhões ficaram descobertos durante 17 meses na gestão de Marta e por 7 meses na de Serra.
Tatto reafirmou a nota que divulgou anteontem, segundo a qual a licitação e o uso das cartas de fiança seguiram a ordem jurídica.
Duas notas emitidas ontem pela secretaria citam que Carlos Alberto Tavares Carmona foi considerado inocente por duas comissões de sindicância e que inquérito policial confirmou as conclusões das sindicâncias.
Carmona não ocupa cargos de chefia e não tem atribuições relacionadas aos contratos com empresas de ônibus, segundo a nota. Ele exerce, diz o texto, função técnica: cuida da implantação do corredor Tiradentes.


Texto Anterior: Promotores vão rastrear cheques de viações de ônibus
Próximo Texto: Violência: Jovem acusado de mandar matar a mãe é preso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.