São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para ministério, dados estão inflados

DA AGÊNCIA FOLHA

O coordenador-geral de Inspeção Federal do Dipoa (Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal), do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Marcius Ribeiro de Freitas, afirmou que os números da Leite Brasil (Associação Brasileira dos Produtores de Leite) estão inflados.
"Não tenho nenhum dado oficial, mas, pela minha experiência, acho que não passa de 10% [o percentual do leite produzido no mercado paralelo e que não é nem fiscalizado nem tributado]", disse Freitas, discordando da estimativa de 30% da entidade que reúne produtores de leite no país.
Ainda assim, de acordo com ele, "falta uma atenção maior" à produção informal de leite no Brasil por parte dos órgãos responsáveis pela fiscalização.

Endereços
Freitas afirmou que uma das maiores dificuldades para inspecionar esses pequenos estabelecimentos é a alta rotatividade de endereços de seus donos e o fato de ser uma produção familiar e tradicional.
"Ainda existe aquela cultura que diz que o que é natural é melhor, que o que vem da fazenda é melhor. É muito difícil mudar isso", disse.
"E o escândalo em Minas Gerais [resultado da Operação Ouro Branco, ação da Polícia Federal que ocorreu no último dia 22 de outubro e que interditou duas cooperativas de Leite, uma em Uberaba e outra em Passos] reforçou essa sensação de que o que é industrializado é pior", afirmou Freitas.
Para o coordenador-geral do Dipoa, apesar de ser "uma situação complexa", uma das possíveis soluções é a união dos fiscais municipais, estaduais e federais com os da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para "atacar o problema".
"Há a necessidade de um esforço conjunto para criar uma união formal dos órgãos [de fiscalização do produto] e assim tentar diminuir o problema", afirmou.
Freitas aponta também a grande extensão territorial do Brasil como outro fator que dificulta a fiscalização sobre os produtores que atuam de maneira informal.
Em nota emitida no último dia 23 de outubro, sobre a operação desencadeada pela Polícia Federal em Minas Gerais, o Ministério da Agricultura declarava que o modelo de fiscalização do leite utilizado no Brasil é o mesmo modelo adotado na maior parte do mundo. (JCM)


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Leite não deve ser excluído da dieta, dizem especialistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.