São Paulo, domingo, 04 de novembro de 2007

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Sem diploma, famosos viram estrela em propaganda de faculdades

Para estabelecimentos privados, mais do que a formação, o importante é mostrar "ascensão desses profissionais" de sucesso

Ana Hickmann, Márcio Garcia e Wanessa Camargo são alguns dos artistas que anunciam instituições

DANIEL BERGAMASCO
DA REPORTAGEM LOCAL

Garota-propaganda de carro, óculos, balas e banco, a modelo e apresentadora Ana Hickmann ampliou o catálogo de vendas: é a estrela da campanha publicitária do vestibular das faculdades Anhanguera.
Ana não fez faculdade. Nunca prestou vestibular. Conta que só terminou o curso supletivo do ensino médio recentemente. Mas isso está longe de ser problema para a instituição.
"Não interessa se a Ana Hickmann não fez faculdade. Na publicidade, o que interessa é a imagem que você passa para o público", diz Antonio Carbonari Netto, presidente da Anhanguera. "Procuramos artistas que representassem a Anhanguera de forma culta e que mostrassem uma ascensão", diz ele.
Assim como Ana Hickmann, artistas como o apresentador de TV Márcio Garcia, o ator Gustavo Leão e a cantora Wanessa Camargo, todos sem formação universitária, protagonizam anúncios de instituições privadas.
Garcia, por exemplo, abandonou o curso de administração de empresas para seguir a carreira de modelo. Hoje ele faz a campanha do vestibular da UniABC, que defende a escolha do não-diplomado para o posto. "O jovem é muito inteligente e sabe que nem todos terão as mesmas condições para conquistar o sucesso na carreira como o Márcio. E é exatamente por isso que o jovem precisa estudar", diz Nilce Regiane Sousa, coordenadora de marketing da instituição.
"O sistema educacional do Brasil é pouco desenvolvido e o cliente dessas faculdades não sabe ao certo o que acontece no curso. Assim como em anúncios de pasta de dente, em que a marca contrata um dentista para dar credibilidade, deveria ser evidente a faculdade trazer alguém que fez sucesso porque estudou lá", diz o professor Nelio Bizzo, da Faculdade de Educação da USP.
A publicitária Bia Aydar, da MPM Propaganda (que não tem contas de faculdade), se diz favorável à escolha. "Certamente as faculdades se basearam em pesquisa. Se fizeram essa opção, é porque está dando resultado. Existem pessoas maravilhosas que cresceram na vida sem diploma."

Critérios
Ana Hickmann diz ser "muito seletiva" nas propostas que recebe para fazer propaganda. "Só anuncio para empresas em que acredito, que sei que vão entregar um produto verdadeiro para o público", diz ela.
No caso da faculdade, como aferiu a qualidade do "produto"? "Bom... Eu tenho uma equipe que me ajuda a descobrir [se o produto é bom]." A nota obtida pela instituição no Enade (antigo "provão") é importante? "É, tudo isso eu vejo...", diz ela, arrastada pelo braço por uma assessora durante uma festa de lançamento da campanha.
Nesse evento, um telão exibia um vídeo com comentários dos alunos sobre os novos anúncios. "A Ana Hickmann é linda", diz um deles. "Só a Ana Hickmann seria suficiente para a campanha ser perfeita. É uma mulher espetacular", diz outro.

Aspiração
A cantora Wanessa Camargo, que aparece nos anúncios do processo seletivo da Uniban, diz que ainda não prestou vestibular porque trabalha muito, mas que aceitou fazer o anúncio porque ainda quer chegar lá.
"Acredito que o conhecimento é um dos maiores bens pessoais. Por valorizar tanto os estudos e uma boa faculdade, fiz o comercial da Uniban", diz, por e-mail.
A campanha atual da instituição tem, além de Wanessa, outros cinco cantores. Quantos já pisaram em uma faculdade em algum momento da vida? "Não sei", diz Eduardo Fonseca Neto, presidente do conselho de comunicação da instituição de ensino. "O foco da nossa campanha é civismo e o respeito que está desaparecendo entre estudante e professor. Não tive a menor preocupação em saber quem tem diploma", diz.
Procurados pela reportagem, o ator Gustavo Leão e a assessoria de imprensa da FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas), para quem ele faz campanha, não telefonaram de volta.


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