São Paulo, quarta-feira, 04 de novembro de 2009

Texto Anterior | Índice

Projeto do Maracanã para a Copa prevê destruição de escola-modelo

Escola Municipal Friedenreich, ao lado do estádio, é a 4ª colocada no Ideb no Rio

RAPHAEL GOMIDE
DA SUCURSAL DO RIO

A reforma do estádio do Maracanã para a Copa de 2014 inclui a demolição de uma escola municipal modelo, quarta colocada no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) no Rio, com 6,3 pontos.
A Escola Municipal Friedenreich, que leva o nome do atacante brasileiro (1892-1969), um dos maiores artilheiros da história do futebol, fica entre o estádio e o ginásio do Maracanãzinho e some na maquete do complexo após a reforma.
Fundado em 1965, o colégio oferece até o 5º ano do ensino fundamental, tem 400 alunos e foi um dos primeiros no Rio a adotar o "smart board" (quadro negro computadorizado).
Conta ainda com sala de leitura e de informática, quadra de esportes recém-construída e parquinho com grama sintética. Todas as salas de aula têm ar-condicionado.
"Quando falamos que filhos e netos estudam aqui, logo dizem: Ah, na Friedenreich! Não é de ontem, é tradicional", conta Neuza Néri, avó de um aluno.
Pais de alunos enviaram ao Ministério Público representação pedindo providências.
A Secretaria Municipal de Educação confirma que o prédio e as instalações serão destruídas, mas informa que os alunos serão transferidos provisoriamente para a Escola Madrid, em Vila Isabel, com estrutura separada. Esse colégio só foi avaliado pelo Ideb nos anos finais de educação básica e obteve a média de 5,0 pontos.
O Comitê Organizador da Copa-2014 informou que "apenas regula os projetos, não sugere, indica nem se envolve na escolha de projetos, só os regulamenta para atender às exigências da Fifa". O prefeito Eduardo Paes afirmou que será construída uma nova escola, com instalações melhores e o mesmo nível de ensino.


Texto Anterior: Tempo seco e quente deve continuar em São Paulo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.