São Paulo, Sexta-feira, 05 de Fevereiro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC de SP faz mutirão para atender quem tem catarata

da Reportagem Local

O Hospital das Clínicas de São Paulo realiza amanhã um mutirão contra a catarata em pessoas com mais de 50 anos. O atendimento será gratuito.
A catarata é uma espécie de embaçamento de uma parte do olho chamada cristalino. A doença causa perda gradativa da visão e leva à cegueira. O único tratamento é a cirurgia. A operação dura em média meia hora, necessita apenas de anestesia local e, geralmente, o paciente não precisa ficar internado. Em 95% dos casos, a cirurgia resolve o problema.
Mas não haverá operações, amanhã, durante o mutirão. Os pacientes serão examinados e, se for necessário, os médicos marcarão uma data para a cirurgia.
Os interessados devem comparecer ao prédio dos ambulatórios do Hospital das Clínicas, que fica em frente ao Instituto do Coração. O endereço é avenida Enéas Carvalho de Aguiar, 155, e a estação de metrô mais próxima é a Clínicas. O horário de entrada de interessados vai das 7h às 14h.
O mutirão tem o apoio do Ministério da Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde e do Lions Club. O atendimento terá a presença do governador Mário Covas e do ministro da Saúde, José Serra.
"Estamos resgatando as pessoas pobres com problemas de visão. São Paulo tem cerca de 90 mil pessoas cegas por catarata, e o Brasil inteiro, cerca de 350 mil. A maioria é pobre", disse Newton Kara José, professor titular de oftalmologia na USP (Universidade de São Paulo) e na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas).
Para conseguir atingir todos esses doentes, o hospital pretende tornar o mutirão um programa periódico, que ocorreria a cada dois meses.
Segundo Kara José, amanhã todos os médicos e funcionários estarão trabalhando gratuitamente, como voluntários.


Texto Anterior: Médico vê vantagem da nova droga sobre o Viagra
Próximo Texto: Para especialistas, licitação de inspeção de veículos é ilegal
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.