São Paulo, quinta-feira, 05 de março de 2009

Próximo Texto | Índice

foco

Em SP, calor eleva consumo de água e esgota estoque de ventiladores nas lojas

DA REPORTAGEM LOCAL

No afã de se livrar do intenso calor da última semana, os paulistanos abriram as torneiras, fazendo subir o consumo de água -pela mesma razão, ventiladores esgotaram-se nas prateleiras das lojas. Em março, a Sabesp teve de aumentar em 4% a produção de água na região metropolitana de São Paulo em relação a fevereiro. "Isso obviamente ocorre pelo aumento do consumo residencial, influenciado pelos banhos nesses dias de intenso calor", afirma Nilton Seuaciuc, assistente-executivo da Sabesp para a região metropolitana. O aumento se dá pela manhã, das 10h às 12h, e das 18h às 20h, quando, afirma Seuaciuc, as caixas-d'água se recuperam do gasto dos banhos. Domingo foi o dia mais quente de março desde 1943; já a segunda-feira, a madrugada mais abafada do ano. Já a estimada alta no consumo de energia não pode ser confirmada. A AES Eletropaulo não divulga os dados -diz ser uma empresa de capital aberto e seguir regras da CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Mas o impacto pode ser medido nas lojas que vendem eletrodomésticos. "É levar ou vai acabar", dizia ao microfone o vendedor de loja das Casas Bahia no centro da capital paulista, olhando para os últimos cinco ventiladores da loja, empilhados na entrada. Foram vendidos mil deles ontem e anteontem, disse um funcionário. As vendas de ventiladores subiram 55,2% em fevereiro em relação ao igual período em 2008, afirma a rede. "Tudo o que tinha de ventilador vendeu hoje de manhã", explicava o vendedor da loja em frente, de outra rede. É o ventilador que ajuda Robson Silva, 19, carregador de gelo, a dormir. "Mas, pelo menos, quando chego para trabalhar é um alivio." Ainda assim, afirma sentir calor ao carregar as barras de gelo. "Ninguém acredita quando eu falo isso."

Recorde de calor
O dia de ontem foi, novamente, de calor forte -a máxima foi de 32ºC. O calor deve se manter intenso e vir acompanhado de pancadas de chuva hoje e amanhã -quando, enfim, chega uma frente fria.


Colaborou JOÃO WAINER


Próximo Texto: Pasquale Cipro Neto
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.