São Paulo, quarta-feira, 05 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RIO
Demitido apóia escolha de governador
Garotinho nomeia novo subsecretário

da Sucursal do Rio

O governador Anthony Garotinho nomeou ontem o novo subsecretário da Segurança Pública, o coronel PM Jorge da Silva, que substituirá o ex-coordenador de Segurança e Cidadania Luiz Eduardo Soares, demitido no dia 17 do mês passado, após denunciar a banda podre da polícia.
O nome de Jorge da Silva foi indicado pelo coronel Josias Quintal, secretário da Segurança.
O novo subsecretário da Segurança tem 56 anos e é coordenador de um curso de Segurança Pública do Brasil na Uerj (Universidade do Estado do Rio).
Jorge da Silva foi subsecretário na gestão do coronel Carlos Magno Nazareth Cerqueira, durante o segundo governo de Leonel Brizola, de 1991 a 1994. O coronel Nazareth Cerqueira foi assassinado em 15 de setembro de 99.
Cerqueira ficou conhecido por tentar reduzir as violações dos direitos humanos nas favelas, ao limitar as ações policiais em bairros pobres e morros. Devido à sua atitude, foi acusado pelos opositores de conivência com o tráfico.
Silva é mestre em Ciências Sociais e tem três livros publicados.
Para Anthony Garotinho, "a escolha do coronel e mestre Jorge da Silva mostra o nosso compromisso com a política de segurança democrática iniciada em nossa gestão. É a garantia de que nenhum dos projetos por nós elaborados será alterado, assim como nenhuma das teses por nós defendidas".
Luiz Eduardo Soares, que viajou para os EUA no dia 21 de março, afirmando sofrer ameaças de morte, ficou satisfeito com o nome escolhido. "Ele é uma pessoa do nosso lado," disse à Folha.
Segundo Soares, Jorge da Silva, de quem é amigo pessoal, "é uma pessoa muito séria, de posições corretas e progressistas".
"Não temos que necessariamente concordar com os métodos de todos, mas diria que temos muitas afinidades e os mesmos objetivos", completou Soares, dizendo também que o novo coordenador é "devotado aos direitos humanos".


Texto Anterior: Crime organizado: Polícia identifica 16 nomes de lista
Próximo Texto: Saúde: Remédio errado pode ter matado bebê
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.