São Paulo, quarta-feira, 05 de abril de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Hospital nega erro em morte

da Reportagem Local

O diretor do Hospital Vila Nova Cachoeirinha, Tomás Lioi, afirma que o sangramento que causou a morte de um dos bebês não tem relação com as hemorragias ocorridas nas outras crianças.
Segundo ele, não foram seis, mas cinco os bebês que tiveram sangramento. Em quatro deles, os sintomas do sangramento eram semelhantes e ocorriam quatro horas após o parto.
Mas no quinto bebê, que morreu, a hemorragia teve início 24 horas depois do nascimento. "Antes disso essa criança teve febre e parada cardíaca", diz Lioi.
Para o diretor, a hipótese mais provável é que a criança tenha morrido em decorrência de uma infecção contraída durante o parto, já que no canal cervical da mãe (canal por onde o bebê passa) foi encontrada uma bactéria.
"Por ela ser a primeira a ter nascido, ficou mais exposta à bactéria em relação a sua irmã gêmea".
O hospital diz ainda que a hipótese da morte do bebê pela falta de um coagulante está descartada pelo fato de a irmã gêmea de Maria Aparecida ter tomado a mesma medicação, sem sentir os mesmos sintomas.
A mãe das meninas, Arcângela Silva, nega essa versão e diz que a irmã gêmea de Maria Aparecida também teve hemorragia.
Sobre o sangramento nos outros bebês, que já tiveram alta, Lioi não descarta a hipótese de falha humana (troca de remédios).
Ele reconhece que os frascos do Kanakion (coagulante) e do Liquemine (que provoca efeito contrário) eram guardados juntos, na mesma caixa. "A cor dos vidros é diferente. Mas vamos trabalhar com essa hipótese", diz.
Uma sindicância instalada no hospital para apurar o fato dará um parecer daqui a dez dias.
Os remédios dados aos bebês estavam em boas condições de uso, segundo laudo técnico encomendado pela direção.


Texto Anterior: Saúde: Remédio errado pode ter matado bebê
Próximo Texto: Menina tem hemorragia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.