São Paulo, segunda-feira, 05 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

INFÂNCIA

Abrinq reconhece 193 municípios por ações sociais

DA REPORTAGEM LOCAL

Cento e noventa e três municípios brasileiros que se comprometeram em desenvolver e manter programas-base para a implementação de políticas públicas voltadas para o bem-estar de crianças e adolescentes conseguiram levar adiante a promessa.
Eles acabam de receber a segunda etapa do Selo Prefeito Amigo da Criança, da Fundação Abrinq, que reconhece as prefeituras que mostram um trabalho de resultado para a melhoria da qualidade de vida infantil e juvenil.
Ao todo, 499 municípios foram aprovados na primeira fase, preenchendo e devolvendo o Mapa da Criança e do Adolescente 2002, avaliado por um conjunto de especialistas nas áreas de educação, saúde, nutrição, trabalho infantil, drogas, exploração e abuso sexual e inclusão digital.
No mapa do país, na segunda fase do selo, a região Sudeste se destaca com o maior número de municípios "amigos da criança": são 82. Em segundo lugar está a região Sul, com 49 cidades, e em seguida as regiões Nordeste (46), Norte (10) e Centro-Oeste (6).
Para o diretor-presidente da Fundação Abrinq, Rubens Naves, o resultado é "muito animador". "São quase duas centenas de municípios que cumpriram todas as metas, todas as nossas expectativas. O que lamentamos é que os municípios menores e os do interior estejam ausentes desse quadro", afirma.
Do total de municípios, 74 são grandes (mais de 100 mil habitantes), 77 médios (entre 25 mil e 100 mil) e apenas 43 são pequenos -oito têm menos de 5.000 habitantes. Há 12 capitais.
Por outro lado, Naves destaca como um aspecto positivo a grande quantidade de planos de combate à violência. "No plano municipal, há um número significativo de programas que surgem impulsionados por uma articulação que parte do governo federal."
Em relação à próxima etapa do projeto, que reconhecerá resultados positivos, o diretor-presidente se mostra otimista. "Vamos ter uma boa resposta; os municípios devem continuar no mapa."
Os números da terceira fase serão divulgados no dia 30 de junho, no Senado Federal, com a presença de representantes dos 600 municípios inscritos desde a primeira etapa do selo.


Texto Anterior: Para especialistas, falta estrutura
Próximo Texto: Programas abordam a violência sexual
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.