São Paulo, terça-feira, 05 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário irá tratar da disputa no arquipélago

DA AGÊNCIA FOLHA, EM ALCATRAZES

A disputa envolvendo a Marinha do Brasil e o Ibama, motivada pela realização de exercícios de tiros com navios na ilha principal do arquipélago dos Alcatrazes, será abordada em um documentário que está sendo realizado por uma equipe a pedido do Instituto Butantan, de São Paulo.
O filme, batizado de "Serpentes Ilhoas", conta a história das ilhas de Alcatrazes, a cerca de 40 km da costa de São Sebastião, no litoral norte de São Paulo, e de Queimada Grande, em Itanhaém, no litoral sul do Estado.
De acordo com o coordenador do projeto, o publicitário Luiz Felipe Moura, 26, o documentário tem como objetivo justificar a importância da conservação das duas ilhas, onde são encontradas espécies endêmicas como a jararaca-de-alcatrazes e a jararaca ilhoa (Queimada Grande), que dão nome ao filme.
O projeto inclui ainda a confecção de um livro que conta a história da evolução das duas espécies de cobra, terá 260 páginas e 290 fotos e será lançado com o documentário, em maio.
O filme colheu o depoimento de pessoas diretamente relacionadas à disputa em Alcatrazes, como a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o almirante da Marinha, Marcelo Carmo de Castro Pereira.
A equipe já tem cerca de 20 horas de imagens. O vídeo final deverá ter 18 minutos.
"No documentário, mostramos a justificativa de cada um dos lados [Ibama e Marinha]. No final, esperamos que o trabalho leve à realização do estudo de impacto ambiental dos exercícios de tiro realizados pela Marinha na ilha", disse Moura.
(FA)


Texto Anterior: Conflito ambiental: Ibama quer vetar treino da Marinha em ilha
Próximo Texto: Mortes
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.