São Paulo, sábado, 05 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Metrô vai desapropriar 147 imóveis na zona sul

DA REPORTAGEM LOCAL

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), preparou um decreto para desapropriar 147 imóveis na zona sul por conta das obras de extensão da linha 5-lilás do metrô paulista.
Hoje a ligação vai do Capão Redondo ao Largo Treze, mas a promessa do tucano é prolongá-la e entregar até 2010, em seu último ano de mandato, duas novas estações -Adolfo Pinheiro e Campo Belo.
A área que foi considerada de interesse público para a desapropriação, conforme publicado na edição de ontem do "Diário Oficial" do Estado, ultrapassa 32 mil m2 -correspondente a 123 quadras de tênis.
Ela está localizada entre a região do Largo Treze e a avenida Adolfo Pinheiros, no distrito de Santo Amaro, na zona sul.
A estimativa do Metrô é que as desapropriações sejam feitas ao longo dos próximos seis meses e que haja um custo de R$ 90 milhões para indenizar os proprietários dos imóveis atingidos -5% do montante previsto para essa etapa da obra.
O primeiro trecho da linha 5-lilás, com 8,4 km, foi inaugurado em 2002 e até hoje é considerado ocioso -dentre outros motivos, devido à falta de proximidade com a região central.
O plano do governo do Estado é prolongar a ligação até as estações Santa Cruz (da linha 1-azul) e Chácara Klabin (da linha 2-verde). Mas, para 2010, estão previstas somente duas novas estações, com 5,2 km, chegando ao Campo Belo.
O metrô diz que essa etapa já deverá elevar a demanda da linha dos atuais 106 mil passageiros para 330 mil por dia.
Além do futuro prolongamento da linha 5-lilás, hoje há obras para a construção da linha 4-amarela do metrô (Luz-Vila Sônia) e para a extensão da linha 2-verde em direção ao Sacomã, Tamanduateí e Vila Prudente. O Estado também já anunciou, em parceria com a prefeitura, a intenção de começar os projetos da linha 6, da Freguesia do Ó ao Oratório.
(ALENCAR IZIDORO)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Clima: Chuva já matou 21 e deixou 79 mil desabrigados no NE
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.