São Paulo, Segunda-feira, 05 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRIANÇA
Acordo visa trabalho sem preconceito

da Reportagem Local

Erradicar totalmente o trabalho infantil e promover a diversidade nos locais de trabalho. Esses dois compromissos foram firmados entre a Fundação Abrinq e grupos empresariais, entre eles a Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo).
Segundo Hédio Silva, do Instituto Sindical Interamericano Racial, a importância dos compromissos é que o empresariado será levado a refletir sobre esses temas.
O acordo pela diversidade no local de trabalho diz que todos os grupos da sociedade devem ser representados em uma empresa e que não deve haver preconceitos contra mulheres, negros, homossexuais ou qualquer outro grupo.
"Isso é uma advertência para que o mercado possa refletir sobre as mudanças na sociedade", disse.
Ele explica que pensar na diversidade de grupos dentro do local de trabalho não é importante só para erradicar o preconceito.
"Além do lado politicamente correto, de tratar todos os grupos da mesma forma, essa diversidade também pode ajudar as empresas a aumentar seus lucros. Pesquisas mostram que grupos aumentaram seus lucros por terem em seus quadros pessoas de várias esferas da sociedade", afirmou Hédio Silva.
De acordo com Oded Grajew, diretor-presidente do Instituto Ethos e presidente do conselho de administração da Fundação Abrinq, o compromisso com grupos empresariais é fundamental para que as mudanças sejam feitas.
"O empresariado é um dos setores mais influentes da sociedade e tem um papel importante no combate à desigualdade", disse Grajew.
Além dos compromissos, a Fundação Abrinq anunciou também a criação do SA 8000, uma espécie de ISO 9000, só que ligado às questões sociais.
Recebem o SA 8000 as empresas que cumprem uma norma internacional baseada nas convenções da Organização Internacional do Trabalho, da Convenção das Nações Unidas sobre os Direitos das Crianças e na Declaração dos Direitos Humanos.


Esta coluna é elaborada em parceria com a Fundação Abrinq pelos Direitos da Criança, rua Lisboa, 224, Jardim América, CEP 05413-000, tel. (011) 881-0699. E-mail: info@fundabrinq.org.br
Home page: www.fundabrinq.org.br
Seja uma Empresa Amiga da Criança


Texto Anterior: Rony Cócegas é internado em SP
Próximo Texto: Fundação de empresa investe em educação
Índice

Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.