UOL


São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

PARAÍBA

João Pessoa coloca em operação hoje o primeiro aterro sanitário do Estado
A Prefeitura de João Pessoa coloca hoje em operação o primeiro aterro sanitário da Paraíba, que irá substituir o lixão que há mais de quatro décadas recebe o lixo da cidade. A área do lixão está sendo transformada num parque, com árvores "transplantadas" do terreno que passou a abrigar o aterro.
"Finalmente vamos acabar com o Lixão do Roger e transformá-lo numa área de lazer", disse o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PSDB), que completa 45 anos hoje, mesma data em que a cidade que administra completa 418 anos.
Com 45 anos de existência, o Lixão do Roger -que fica nas imediações do centro de João Pessoa- está saturado e representa risco de contaminação do rio Sanhauá, principalmente pela infiltração do chorume -líquido tóxico proveniente da decomposição do lixo. Recebe cerca de 780 toneladas diárias de todo tipo de lixo.
O terreno vem sendo tratado por meio do aterro do lixo, remediação do solo e drenagem e recolhimento do chorume. Cinco dos 17 hectares estão sendo transformados num parque, com o plantio de mudas de cajueiros, amoreiras e sucupiras.
A área também terá 1.500 árvores adultas que foram "transplantadas" do local onde será instalado o aterro sanitário.
A tarefa está a cargo da Prefeitura de João Pessoa, que já desenvolve experiência semelhante com coqueiros ao longo da orla da cidade.
Com a desativação do lixão, a primeira célula do aterro sanitário será posta em funcionamento hoje. (DA AGÊNCIA FOLHA)


Texto Anterior: Alagoas: Maternidade fecha as portas para novos casos
Próximo Texto: Saúde: Minas confirma mais 5 casos de hantavirose
Índice

UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.