|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
Jobim volta atrás e anuncia início de reforma em Cumbica
Ministro, que pretendia agora só fazer reparos na pista principal e deixar o restauro para 2008, foi convencido pela Infraero
Obra terá três fases, cada uma com duração de 30 dias; na última etapa, a pista provavelmente será totalmente interditada
KÁTIA BRASIL
DA AGÊNCIA FOLHA, EM COARI
O ministro da Defesa, Nelson
Jobim (PMDB-RS), que pretendia fazer por ora apenas reparos na pista principal de
Cumbica (Guarulhos), voltou
atrás e anunciou que a reforma
terá início nesta semana.
O recapeamento será feito
em três etapas, de 30 dias cada.
A pista, de 3.700 m, será dividida em três. Na primeira etapa,
serão reformados os 1.200 m da
cabeceira, liberando os demais
2.500 m para operação.
Na segunda, haverá recapeamento dos 1.200 m da parte inicial, com o restante em operação. Na terceira fase, com as
obras no centro, a pista provavelmente terá de ser totalmente interditada. A reforma deve
custar R$ 12 milhões.
Durante a reforma nas pontas das pistas, serão proibidos
apenas vôos internacionais em
aviões de porte excepcional, como o Jumbo, o MD11 e o Airbus-340. Os vôos domésticos
poderão operar normalmente.
Na semana passada, em entrevista à Folha, o brigadeiro
José Carlos Pereira, que ainda
estava na presidência da Infraero (estatal que administra
os aeroportos), declarou que a
pista principal de Cumbica
"não é confiável". "Tem 20
anos, está cheia de remendos."
Ontem, Jobim disse que desistiu de fazer apenas reparos
porque engenheiros da Infraero descartaram essa alternativa
(pela qual a reforma definitiva
só começaria em março).
O restauro da pista, inicialmente programado para o dia
10 de julho (antes do acidente
da TAM), já havia sido adiado
por pressão das empresas aéreas nacionais, que não queriam perder passageiros nas férias. Após o acidente, Cumbica
passou a receber 151 vôos
transferidos de Congonhas.
Jobim, que estava em Manaus (AM) acompanhado do filósofo Mangabeira Unger, titular da Secretaria de Planejamento de Longo Prazo, afirmou que irá definir amanhã
com a Infraero se haverá mesmo interdição total da pista durante a terceira fase das obras.
Disse que a decisão sairá de
análise do brigadeiro Ramon
Cardoso, da Aeronáutica.
Airbus
Jobim disse ainda que a hipótese de defeito no Airbus da
TAM que explodiu em Congonhas não está afastada, diferentemente do que disse a Airbus,
em nota oficial. "[A falha técnica] poderá estar descartada para a Airbus, [mas] não está descartada para o conjunto [das investigações], porque não há nenhuma conclusão ainda. Há
trabalhos que estão avançando,
mas a conclusão final não foi
estabelecida, não se descarta
nada", afirmou
Texto Anterior: Há 50 anos Próximo Texto: Aviação: Dois morrem em queda de ultraleve em SC Índice
|