São Paulo, terça-feira, 05 de agosto de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP terá chuva e vento nesta semana com vinda de frente fria

Tempo chuvoso deve durar até sábado; umidade relativa do ar ficou em 88% na manhã de ontem em estação de Congonhas

No Sul, massa de ar frio e seco fez com que temperaturas caíssem; Bom Retiro, em SC, teve a temperatura mais baixa do Estado, com -2ºC

DA FOLHA ONLINE DA AGÊNCIA FOLHA

A semana deve ser de tempo instável no Estado de São Paulo, com a chegada de uma frente fria hoje -que vai causar vento e chuva. O mês de agosto deve ultrapassar a média histórica de chuva na capital, que é de 39 mm -cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. Somente no domingo, choveu 13 mm.
"Esse mês de agosto deve superar a média histórica. Agosto é sempre o mês mais seco do ano", afirmou Adilson Nazário, meteorologista do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) da Prefeitura de São Paulo.
Segundo Nazário, as temperaturas se mantêm amenas, com ventos frios que virão do litoral. O tempo chuvoso deve permanecer até o próximo sábado. Com a chuva, a umidade relativa do ar no Estado melhorou. Na manhã de ontem, a estação do aeroporto de Congonhas (zona sul de SP) registrou 88% de umidade relativa.
"Em julho, uma massa de ar seco não permitiu a passagem de frentes frias pelo Sudeste, o que já não acontece mais", disse o meteorologista.

Sul
Uma massa de ar frio e seco que passou pelo Sul do Brasil entre a noite do domingo e a manhã de ontem fez com que as temperaturas caíssem em praticamente toda a região. Bom Retiro, no planalto sul de Santa Catarina, teve a temperatura mais baixa no Estado: -2C. Houve geada forte em Urupema, Urubici e São Joaquim.
Segundo o instituto Metsul, o Rio Grande do Sul teve a madrugada mais fria desde o começo do inverno (em 20 de junho), com temperaturas negativas em Vacaria e São José dos Ausentes. A mínima em Porto Alegre foi de 3,1C.
No Paraná, a temperatura mais baixa ontem no começo da tarde foi em Irati (2,4C). Em Curitiba, fazia 10,4C.
No Estado de São Paulo também teve queda de temperatura. Campos do Jordão registrou a mínima, com 8,5C no início da tarde de ontem.
Com a chuva que atingiu parte do país no fim de semana, a umidade relativa do ar subiu. Em São Paulo, a umidade relativa do ar era de 56% à tarde -na sexta, era de 30%.
No Estado, a previsão para hoje é de chuva forte e moderada em áreas isoladas. O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) prevê temperaturas entre 14C a 24C.


Texto Anterior: Pela 2ª vez, licitação para troca de semáforos não tem interessados
Próximo Texto: Expansão: GCM pode agora fiscalizar camelô no Ibirapuera
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.